Hyundai Tucson 1.6 TGDi 48V Vanguard: Viagem ao futuro

Texto: Francisco Cruz
Data: 5 de Maio, 2021

Inserido num dos segmentos mais competitivos do mercado, a nova geração Hyundai Tucson já está disponível em Portugal, com o olhar posto no futuro. A começar no estilo claramente futurista e a que se juntam apenas motorizações eletrificadas como este 1.6 TGDi Mild Hybrid de 48V, também ela um prenúncio do porvir.

Encarada, já hoje em dia, como a solução de um futuro próximo, a eletrificação é uma tendência cada vez mais presente na generalidade dos construtores automóveis. Entre os quais, a sul-coreana Hyundai, a qual decidiu aproveitar o lançamento de uma nova geração, para fazer do seu SUV compacto Tucson, a antevisão de um tempo que há-de vir.

A justificar esta certeza, uma estética exterior, concebida segundo a nova filosofia de design ‘Sensous Sportiness’, igualmente presente, por exemplo, no novo Hyundai i20, com destaque para a secção frontal cativante, marcada pelos invulgares Grupos Ópticos Paramétricos Ocultos que a grelha frontal esconde. De certa forma, a anunciar um perfil repleto de planos esquinados, para terminar numa traseira com farolins também eles paramétricos e tridimensionais. Eles próprios, um sinal vanguardista numa perspectiva ela própria marcante.

INTERIOR

Mas se o exterior impressiona, no habitáculo, o primeiro impacto advém da excelente habitabilidade, forte argumento para qualquer família com filhos, em particular, nos lugares traseiros. Os quais ajudam a para fazer do Tucson, o melhor da sua classe, neste domínio, e um dos melhores no que à bagageira diz respeito – são 616 litros, mas que podem chegar aos 1.795 l, mediante o fácil rebatimento das costas dos bancos traseiros, no seguimento do piso da mala.

A juntar ao espaço existente, uma sensação de qualidade e bem-estar transmitida pela qualidade de construção e de materiais, mesmo com revestimentos em plástico preto brilhante que parecem atrair a sujidade e as marcas dos dedos. Isto, num habitáculo onde o futuro decretou o fim (quase) total dos comandos físicos, substituídos por dois generosos ecrãs digitais. Um deles, a substituir, e bem, o tradicional painel de instrumentos, posicionado por detrás de um volante de design… estranho, ao passo que o outro, a servir de central de comando não somente para o completo sistema de infoentretenimento, como também para o ar condicionado.

MECÂNICA

Mais um aspecto que contribui para o posicionamento rumo ao futuro, ou não contasse, apenas e só, com motorizações eletrificadas – um mild hybrid, um híbrido e um híbrido plug-in -, o Tucson com que decidimos começar exibia, contudo, o sistema de propulsão mais “conservador”: a variante Mild Hybrid de 48V, sinónimo de um 1.6 T-GDI a gasolina de 150 cv, apoiado por um sistema híbrido suave (MHSG – Mild Hybrid Starter Generator), a atuar no arranque e aceleração. Além de uma transmissão Manual Inteligente de seis velocidades (6IMT).

Porquê, inteligente? Porque opera de forma puramente electrónica, desligando o motor da caixa assim que o condutor solta o pedal do acelerador, numa condução em velocidade constante, permitindo que o veículo entre em modo de desaceleração. Ajudando, assim, a melhorar os consumos (média anunciada de 6,6 l/100 km), mais até do que as prestações; modestas, se pensarmos nos 10,3s na aceleração dos 0 aos 100 km/h, ou até mesmo nos 189 km/h anunciados como velocidade máxima.

TECNOLOGIA

Com um forte enfoque na tecnologia, o novo Tucson faz sentir essa aposta, desde logo, no domínio da conectividade, traduzida, desde logo, nos referidos dois ecrãs de 10,25″ – o do sistema de infoentretenimento, só com comandos tácteis e, também por isso, nem sempre muito preciso no operar. Solução a que se juntam outras funcionalidades, como o fecho à distância, a navegação até ao destino, a verificação dos níveis de combustível através da aplicação Bluelink ou o emparelhamento do smartphone sem fios. Além de, no domínio do conforto e conveniência, o modo Multi-Air no ar condicionado.

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Falando da segurança, um sistema melhorado de sete airbags, que inclui um novo airbag entre os bancos dianteiros, para que os passageiros não choquem entre si em caso de embate lateral, assim como a atualização do pacote de segurança activa e assistência à condução. Com a inclusão, por exemplo, da Travagem Autónoma de Emergência (FCA), Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA), Sistema de Informação e Ajuste da Velocidade Máxima (SLA), e Alerta de Arranque do Veículo à Frente (LVDA). Já para não falar no sistema que impede o Tucson de se colocar em andamento, sem que o condutor tenha o cinto de segurança colocado!

AO VOLANTE

Desfrutado ao volante, o novo Hyundai Tucson mostra-se uma proposta agradável de conduzir, com um claro enfoque no conforto, acentuado, igualmente, por um aumento das dimensões face ao antecessor – +20mm no comprimento, +15mm na largura, +5mm na altura e +10mm na distância entre eixos. Algo que, ainda assim, não prejudica a eficácia, com o SUV sul-coreano a manter um bom equilíbrio e estabilidade, resultado, também, de um motor sem a impetuosidade necessária para colocar à prova as reais capacidades do conjunto.

Aliás, numa proposta em que até mesmo a posição de condução, mostra preocupações com o conforto, andar de acelerador mais pressionado, resulta em não mais que prejuízo certo na carteira, devido a consumos acima dos 8,5 litros. Subida que, depois e mesmo com o modo Sport accionado, acaba não tendo qualquer reflexo na Emoção, embora a culpa deva ser partilhada com o próprio sistema de modos de condução. Cujas diferenças entre modos de funcionamento – Normal, Eco e Sport -, conseguem ser quase tão imperceptíveis quanto os sinais do passado…

VEREDICTO

Modelo que consegue levar-nos numa espécie de viagem ao futuro, a começar pelo impacto estético e vanguardista, o novo Hyundai Tucson não se renega, sequer, a que façamos esta viagem, em conforto, com toda a família. A qual não deixará de desfrutar do momento e, ainda mais, se com uma motorização mais eletrificada… e poupada.

 

Gostámos Gostámos

Habitabilidade

É o aspecto que mais rapidamente impressiona, assim que entramos o habitáculo do Tucson; que sensação de espaço e desafogo!

Conforto

A juntar ao espaço, um conforto no rolamento que, seja qual for o piso, faz apetecer que a viagem não acabe!

Câmara traseira

Das melhores soluções do género que já tivemos oportunidade de experimentar, principalmente, pela excelente nitidez revelada

 

Não Gostámos Não Gostámos

Consumos

Embora com apoio elétrico, traduzido num mais conservador sistema de 48V, a verdade é que estávamos à espera de melhor…

Drive Mode

Com sistema Drive Mode e três modos de condução – Normal, Sport e Eco -, a verdade é que não se notam as diferenças entre si, na atuação…

Comandos hepáticos

Embora de forte impacto visual, não conseguem ter a mesma precisão e funcionalidades dos comandos físicos


Hyundai Tucson 1.6 TGDI 48V Vanguard

Preço
42 850€ (39 850€ com campanha de financiamento Cetelem)
Motor 4 cil. 1.598 cc. a gasolina apoiado por sistema elétrico de 48V
Potência 150 cv
Binário 250 Nm

Transmissão caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades
Peso 1.564 kg
Comp./Larg./Alt. 4,50 m/1,86 m/1,65 m
Dist. entre eixos 2,68 m
Desempenho 10,3s 0-100 km/h; 189 km/h
Consumo oficial 6,5 l/100 km
Emissões CO2 148 g/km (WTLP)

Equipamento
Série: ecrã digital de 10,25″, painel de instrumentos digital de 10,25″, jantes em liga leve de 19″, faróis dianteiros e traseiros Full LED, sistema de som KRELL, sistema de navegação com Bluelink, pintura exterior de dois tons, porta da bagageira elétrica, sensor de chuva, bancos e volante revestidos a pele, rebatimento dos bancos traseiros 40:20:40, ar condicionado automático.