Publicidade

Fim de ciclo? Hyundai acaba com departamento de motores de combustão

Texto: Francisco Cruz
Data: 28 de Dezembro, 2021

A notícia tem origem na Coreia do Sul: numa altura em que o mercado mundial envereda pela Mobilidade Eléctrica, a Hyundai terá já tomado a decisão de fechar o seu departamento de desenvolvimento de motores de combustão. O que, diga-se, também poderá levar a repercussões na muito elogiada divisão de performance ‘N’…

Embora ainda sem confirmação oficial, a notícia foi inicialmente avançada pelo site de informação económica ‘Business Korea’, afirmando que o Hyundai Motor Group decidiu fechar o seu departamento de desenvolvimento de motores de combustão interna, localizado no Namyang Research Institute, em Seul, Coreia do Sul.

No artigo, a publicação refere, ainda, que os engenheiros responsáveis pela desenvolvimento de transmissões terão sido, entretanto, integrados numa nova equipa para o desenvolvimento da eletrificação. Ao mesmo tempo que, um novo grupo de trabalho focado no desenvolvimento das baterias, terá sido igualmente constituído.

As instalações onde está localizado o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai-Kia, em Namyang, Coreia do Sul
As instalações onde está localizado o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai-Kia, em Namyang, Coreia do Sul

Entretanto, a notícia terá sido igualmente confirmada pelo Korea Economic Daily, citando não somente fontes não-identificadas da indústria, como também um suposto email enviado pelo novo director de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, Chung-Kook Park, aos funcionários. No qual este afirma que, “o desenvolvimento dos nossos próprios motores foi uma grande conquista, mas temos de mudar o sistema, de forma a criar inovações futuras com base no grande ativo do Passado”.

Biermann de saída, Schreyer com novas funções

Embora e conforme também já foi referido, não exista, até ao momento, qualquer confirmação oficial quanto à notícia do encerramento, a verdade é que, a mesma, surge numa altura em que também foram anunciadas mudanças significativas na estrutura de topo da Hyundai.

LEIA TAMBÉM
A par dos EV. Hyundai promete reforço do hidrogénio com Vision FK Concept

Entre estas e com especial destaque, surge, desde logo, o anúncio da passagem à reforma do principal responsável pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, assim como pela divisão de performance ‘N’, o alemão Albert Biermann, além da nomeação, para novas funções, do director de design Peter Schreyer.

De resto, a empresa anunciou, ainda, mais de 200 promoções executivas diversas, com mais de um terço a ocorrerem, precisamente, no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.

Albert Biermann, o principal responsável pelo sucesso da divisão 'N' da Hyundai
Albert Biermann, o principal responsável pelo sucesso da divisão ‘N’ da Hyundai

“Muitas das novas nomeações representam a próxima geração de líderes, os quais viram, assim, reconhecidas as suas realizações e papel no sucesso contínuo do Grupo”, explica, no mesmo comunicado em que foram anunciadas estas promoções, um porta-voz da empresa.