Mobieco

Publicidade

Novo comercial elétrico da Iveco vai ter plataforma Hyundai

Texto: Carlos Moura
Data: 12 de Fevereiro, 2024

A Hyundai vai fornecer a sua plataforma Global eLCV à Iveco que servirá de base para um novo comercial elétrico da marca italiana, posicionado abaixo da eDaily. Estreia está agendada para o próximo mês de setembro no IAA Transportation 2024, em Hannover.

Baseado na sua plataforma Global eLCV, a Hyundai Motor Company vai fornecer um veículo comercial ligeiro à Iveco, o qual será comercializado no mercado europeu, posicionando-se abaixo do eDaily

A cerimónia de assinatura do contrato foi realizada recentemente na sede do construtor sul-coreano em Seul, onde estiveram presentes Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company, Ken Ramirez, vice-presidente executivo e diretor do negócio global de veículos comerciais e hidrogénio da Hyundai Motor Company, Gerrit Marx, CEO do Iveco Group, e Luca Sra, presidente da unidade de negócio de camiões do Iveco Group.

A Iveco vai introduzir um comercial elétrico de dimensões médias para complementar oferta do eDaily

O novo comercial elétrico com a marca Iveco será o primeiro modelo de exportação a utilizar a nova Plataforma Global de Veículos Comerciais Ligeiros Elétricos (eLCV) da Hyundai. Trata-se de uma arquitetura dedicada concebida para veículos comerciais ligeiros elétricos com peso bruto entre 2,5 e 3,5 toneladas, abaixo, portanto, do atual Iveco eDaily, que se posiciona no segmento das 3,5 às 7,5 toneladas. 

O novo modelo da Iveco poderá ter como principais concorrentes o Citroën ë-Jumpy, Fiat E-Scudo, Ford E-Transit Custom, Maxus eDeliver 7, Mercedes-Benz eVito, Opel Movano Electric, Peugeot E-Expert, Toyota Proace EV, Volkswagen E-Transporter, entre outros. 

Carroçaria Iveco

A nova plataforma vai contar com a mais recente tecnologia da Hyundai para a nova geração de VEB (Veículos Elétricos a Bateria), com uma conceção de piso rebaixado que proporciona uma maior facilidade de utilização na colocação e transporte de mercadoria. A plataforma Global eLCV da Hyundai foi desenvolvida para se adaptar às necessidades de veículos construídos para fins específicos (Purpose Built Vehicles).

LEIA TAMBÉM
Iveco. Pacote de manutenção “pay-per-use” para gama Daily

Ao abrigo do acordo assinado com o Iveco Group, a Hyundai Motor Company irá fabricar o chassis-cabina, que será adaptado, carroçado e comercializado pelo fabricante italiano através dos seus canais de venda no mercado europeu.

O novo comercial elétrico da Iveco, baseado na plataforma Global eLCV da Hyundai, vai ser revelado na edição deste ano do Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA Transportation 2024 – que se realiza nos pavilhões da Feira de Hannover, entre os dias 16 e 22 de setembro.

Extensão da parceria

A Hyundai Motor e o Iveco Group, recorde-se, iniciaram a sua parceria em março de 2022 e, desde então, têm apresentado resultados concretos relacionados com veículos comerciais movidos a hidrogénio, incluindo o desenvolvimento conjunto da eDaily FCEV e o lançamento do autocarro urbano E-Way FCEV. 

O novo acordo não só significa uma extensão da parceria entre ambas as empresas para abranger uma gama mais ampla de gamas de veículos elétricos, como também realça o compromisso comum de ambas as empresas para acelerara transição para uma mobilidade e transportes neutros em termos de carbono. 

Luca Sra, presidente da unidade de negócio de camiões da Iveco, considera que acordo com Hyundai reforçará a oferta da marca e permitirá aprofundar relação com construtor sul-coreano

“A parceria ímpar entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company deu mais um passo significativo. A introdução deste novo veículo 100% elétrico é particularmente interessante para o mercado europeu, onde os serviços de distribuição e entregas urbanas e suburbanas são missões cruciais para os operadores logísticos”, afirma Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Iveco Group. 

“Acreditamos firmemente que este acordo não só reforçará a nossa oferta de produtos, como também aprofundará a nossa relação com a Hyundai, abrindo caminho para projetos de colaboração contínuos que promovam uma sociedade mais sustentável,” acrescenta o responsável da Iveco.