Publicidade

Hongqi H9 assume-se como o concorrente chinês do Classe S

Texto: Carlos Moura
Data: 1 de Março, 2021

A Hongqi desenvolveu o modelo de luxo H9, que se assume como o concorrente chinês do Classe S. As linhas exteriores são inspiradas no BMW Série 7 e Rolls-Royce Ghost, mas isso não será de estranhar, uma vez que o fabricante contratou o anterior responsável de design da Rolls-Royce.

O universo dos automóveis de luxo é dominado por marcas de prestígio e tradição como a Mercedes-Benz, a Rolls-Royce, a Bentley ou a BMW. Os chineses da Hongqi também querem ser felizes nesse segmento e a sua criação mais recente que se assume como um concorrente direto do Mercedes-Benz Classe S.

Esta não é a primeira incursão da FAW, através da Hongqi, neste segmento, tendo sido lançado anteriormente um modelo denominado L5, que foi avaliado por Jeremy Clarkson num episódio do Grand Tour. Entre as principais críticas apontadas destaque para os problemas de qualidade.

A Hongqi levou em conta essas considerações no desenvolvimento do H9, que representa uma evolução significativa face ao seu antecessor. Mas será suficiente?

O principal argumento é indiscutivelmente o preço de aquisição inferior em comparação com o Mercedes-Benz Classe S. A versão intermédia não oferece algumas comodidades como um minifrigorífico, os ecrãs de infoentretenimento ou bancos com função de massagem, mas, mesmo assim, proporciona uma excelente experiência aos ocupantes dos lugares traseiros.

LEIA TAMBÉM
Ainda para 2021. Maior fabricante mundial de telemóveis Huawei prepara EV

O espaço para as pernas abunda e os bancos traseiros são ajustáveis, existindo ainda a possibilidade de fazer avançar o banco do passageiro.

O design exterior recebeu uma clara influência de sedans luxuosos como o BMW Série 7 ou o Rolls-Royce Ghost. Todavia, isto não será de surpreender, uma vez que a Hongqi contratou Giles Taylor em 2018, o anterior responsável de design da Rolls-Royce.