A Honda protagonizou uma entrada em grande na edição de 2024 do Consumer Electronics Show, que já decorre em Las Vegas, com a apresentação, não de um, mas de dois concepts, a anunciarem um futuro diferente para a marca de Hamamatsu. A começar, no Saloon, um EV futurista cuja versão de produção, garante o fabricante, chegará ao mercado já em 2026.
Ambos marcados por um aspecto fortemente futurista, com o Saloon a não esconder, inclusivamente, uma certa inspiração retro, retirada dos concepts em forma de cunha da década de 70 do século passado, acabou sendo, precisamente, este modelo, que maior curiosidade despontou, no espaço da Honda, em pleno Consumer Electronics Show 2024 (CES 2024). Desde logo, por ter já passagem à produção garantida.
Segundo a marca japonesa, este concept dará origem a um modelo de produção previsto para 2026 e com comercialização prevista, de início, apenas nos mercados da América do Norte. Sendo que, mais tarde, chegará igualmente a latitudes, a começar pelo Japão e restante continente asiático, seguindo-se então a Europa, África, Médio Oriente e América do Sul.
LEIA TAMBÉM
Uma nova era? Honda anuncia “nova gama de elétricos” para o CES 2024
Ainda sobre esta nova berlina 100% elétrica, que enquanto concept aposta num design radical, fracturante, em que não faltam sequer as tradicionalmente impactantes portas com abertura tipo asa de gaivota (algo que, no entanto, não deverá fazer parte da versão de produção), a Honda confirmou já que o modelo tem por base uma plataforma EV dedicada e que permite um amplo espaço interior.
Espaço onde, além dos muitos materiais sustentáveis, sobressai um novo painel de instrumentos de interface Homem-Máquina (HMI), a par de uma direcção steer-by-wire e sistema de controle dos movimentos, que o fabricante deverá fazer transitar para a versão de produção.
O Honda Space-Hub Concept
A par deste Saloon, a apresentação, ainda, de um segundo concept, de nome Space-Hub, que, apesar do aspecto futurista, não deixa de remeter para as tradicionais vans de passageiros, graças a um espaço interior com bancos opostos, de disposição flexível, na zona atrás do condutor, e onde se torna possível acomodar vários passageiros. Os quais beneficiam ainda de um amplo tecto em vidro, que, em conjunto com a restante superfície vidrada, lhes permite admirar o mundo em redor.
A par destes aspectos, o concept apresenta, ainda, uma traseira invulgar, marcada por uma iluminação LED a delimitar todo o plano, sem que seja perceptível qualquer óculo ou vidro traseiro.
Algo que poderá ter explicação no facto de, ao contrário do Saloon, este Space-Hub não ter quaisquer previsões para passagem à produção.
Novo emblema EV
A par destes concepts, que a Honda aponta como o primeiro passo para aquilo que será a nova Série 0 da marca nipónica, destaque, ainda, para a apresentação de um novo logótipo, a que o fabricante de Hamamatsu deu o nome de ‘H mark’ e que tem como destino os seus futuros modelos 100% eléctricos.
Ainda sobre este novo emblema, a Honda afirmou simbolizar “duas mãos estendidas”, que reflectem o compromisso do fabricante em “ampliar as possibilidade de mobilidade e continuar a satisfazer as necessidades dos seus clientes”.