Mobieco

Publicidade

Apenas para a China? Honda apresenta protótipo de crossover EV em Xangai

Texto: Redação
Data: 20 de Abril, 2021

A Honda deu a conhecer, em Xangai, o seu mais recente protótipo, eléctrico, e que anuncia o primeiro crossover EV da marca nipónica. O qual, infelizmente e pelo menos para já,  tem produção e comercialização garantida, apenas para o mercado chinês.

Com comercialização, de resto, já fixada para a próxima primavera de 2022, o Honda SUV E:Prototype revela algumas semelhanças, naquelas que são as suas linhas exteriores, com a próxima geração HR-V. Embora e neste caso, com o acréscimo de muitos mais pontos de luz – a começar pelas ópticas esguias bem colocadas nas extremidades da secção frontal, acrescidas que duas finas linhas de luz a convergirem para o centro… mas a nunca se encontrarem.

De resto, o próprio emblema da marca, à frente, é também retroiluminado, com o modelo a ostentar, ainda, elementos de luz na parte inferior do pára-choques dianteiro e até nas laterais, praticamente nos limites inferiores da carroçaria e a interligar as duas generosas rodas.

Já na traseira, pilares ‘C’ a remeterem um pouco para a estética Coupé, acrescidos, no topo do óculo traseiro, de um generoso airelon, também ele a exibir uma fina faixa de luz a toda a largura, assim como uma iluminação traseira construída na horizontal e com farolins interligados entre si por uma faixa de luz. Abaixo da qual surge o emblema da marca, também aqui iluminado, mais duas pequenas linhas de luz, nas extremidades inferiores do pára-choques.

Infelizmente, a Honda optou por não divulgar imagens do interior do E:Protytpe, avançando apenas que o modelo exibirá a terceira geração do software Honda Connect, com a capacidade de fazer atualizações Over-The-Air (OTA), ou via área.

LEIA TAMBÉM
Chega no final de 2021. Honda mostra imagens oficiais do futuro HR-V

Igualmente em segredo, mantêm-se as características técnicas deste SUV elétrico, com a marca nipónica a dizer apenas que o modelo proporcionará “prazer de condução em abundância”.

O primeiro de dez

Referir, ainda, que a versão de produção do SUV E:Prototype será apenas um dos 10 modelos elétricos que a Honda tem previsto produzir na China, durante os próximos cinco anos. Sendo que, nenhum deles tem, pelo menos para já, garantia de comercialização fora das fronteiras da China, como, por exemplo, na Europa.

Recorde-se, igualmente, que, ainda em 2020, a Honda anunciou a celebração de uma parceria com a norte-americana General Motors (GM), para utilização das baterias Ultium desenvolvidas por esta última, assim como de uma nova plataforma para veículos eléctricos, que servirá de base para dois novos modelos.

Estas novas propostas, cuja produção ficará também a cargo da GM, não serão, contudo, adaptações de futuros modelos do construtor norte-americano, já que a Honda assumirá o desenvolvimento da restante arquitectura, de forma a garantir que os veículos corresponderão àquelas que são as preferências dos seus clientes.