Publicidade

Testes vão começar. Honda prepara serviço de transporte com veículos autónomos

Texto: Francisco Cruz
Data: 27 de Setembro, 2021

A Honda acaba de anunciar o início do programa de testes com vista ao lançamento de um serviço de mobilidade de veículos autónomos, baptizado de MaaS. E que a marca nipónica pensa lançar em conjunto com as norte-americanas Cruise e General Motors.

Quanto ao programa de testes para veículos autónomos, a Honda prevê iniciá-lo já este mês de setembro, nas cidades japonesas de Utsunomiya e Haga, ambas na província de Tochigi.

No entanto e ainda antes do início dos testes propriamente ditos, as empresas começarão por fazer um mapa de alta definição da área onde os automóveis autónomos circularão e que será realizado por um veículo especializado em cartografia.

Concluída esta etapa, será, então, o momento dos veículos autónomos, baptizados de Cruise AV, começarem a circular nas estradas públicas, com o objectivo de, não apenas testá-los, mas também perceber como se adaptam ao trânsito urbano. E, nesta fase, também às leis e regulamentações em vigor no Japão.

Ainda sobre os testes em estrada, serão elaborados pela Honda, em conjunto com a Cruise.

LEIA TAMBÉM
Condução Autónoma. Volkswagen recorre à Microsoft para evoluir tecnologia

Referir, ainda, que a marca automóvel japonesa tem como objectivo lançar este novo serviço de veículos autónomos MaaS no Japão, recorrendo ao Cruise Origin. Veículo desenvolvido em conjunto pela Honda, a Cruise e a General Motors, exclusivamente para negócios de serviço de mobilidade de veículos autónomos.

No Japão, a operação deste novo negócio ficará a cargo da Honda Mobility Solutions, uma subsidiária da Honda para o serviço de mobilidade MaaS.

Embora nada seja, para já, avançado, tudo aponta para que, no caso de uma boa receptividade, este novo negócio acabe por chegar a outros continentes, como é o caso da América do Norte.