Candidato assumido a hiperdesportivo mais rápido da atualidade, o Hennessey Venom F5 parece estar no bom caminho para lá chegar. A demonstrá-lo, os resultados alcançados nos testes aerodinâmicos, em que o modelo norte-americano conseguiu ultrapassar os 320 km/h!
O momento foi, de resto, registado em vídeo, durante a primeira de três fases de avaliação das capacidades do promissor Hennessey Venom F5, e que teve lugar numas antigas instalações da Força Aérea norte-americana (USAF), no estado do Arkansas.
Ainda de acordo com a marca, os testes começaram por realizar-se nas instalações da Hennessey, no Texas, sendo que, nesta fase, a empresa está a utilizar uma pista de 35 km que faz parte das antigas instalações da USAF. Onde, segundo refere o Engenheiro-Chefe da Hennessey Performance, John Heinricy, o Venom F5 conseguiu já passar a marca dos mais de 320 km/h, e sem o registo de qualquer problema de maior.
Ainda de acordo com o mesmo responsável, nesta fase de testes, o V8 6.6 litros Turbo do F5 apresenta-se com uma potência limitada a “apenas” 912 cv, ou seja, cerca de metade dos 1.842 cv que a Hennessey espera anunciar como valor máximo, para este seu hiperdesportivo.
“Todos os segmentos do nosso programa de desenvolvimento estão focados em tornar o Venom F5 o melhor automóvel que alguma vez possa ser, isto, ainda antes de dar início às entregas aos clientes, no final deste ano”, comentou Heinricy. Revelando que, “a próxima fase será a mais intensa, concentrando-se nas características de direção do carro. Vamos dividir os nossos testes entre pistas de corrida e estradas do Texas, ao mesmo tempo que vamos recolhendo dados, refinamos cada elemento e aperfeiçoamos este ‘monstro’ de hiperdesportivo.”
LEIA TAMBÉM
Chega em 2021. Hennessey Venom F5 apresentado com V8 e 1.817 cv de potência
De resto, a Hennessey qualificou já de, um sucesso, a primeira fase desta etapa, ainda que, de acordo com o estabelecido, apenas na última fase do desenvolvimento, esteja previsto “libertar” totalmente o Venom F5. Ou seja, retirar quaisquer restrições em termos de potência, avaliando igualmente a estabilidade a velocidade máxima, assim como a capacidade de travagem.
Título está na posse do SSC Tuatara
Recorde-se que, neste momento, o título de veículo automóvel mais veloz do mundo está na posse de outro americano, o SSC Tuatara, o qual, depois de uma primeira tentativa algo polémica e, por isso, não validada, acabou conseguindo atingir, numa segunda tentativa já homologada, uma velocidade máxima de 455,28 km/h.