Publicidade

Caso 650 cv não cheguem. Hennessey propõe Urus com 750 cv de potência!

Texto: Redação
Data: 22 de Agosto, 2020

Há não muito tempo detentor do título de SUV mais potente do mercado, a verdade é que o Lamborghini Urus e os seus 650 cv, não terão deixado especialmente impressionados, os especialistas da Hennessey. Os quais decidiram, entre outros pormenores, “acrescentar” mais 110 cv ao V8 4.0 Twin Turbo, passando a anunciar a avassaladora potência de 760 cv!

Preparador norte-americano habituado a aplicar a sua “magia” nos mais diversos tipos de automóveis, pick-ups, e afins, preferencialmente com origem do lado de lá do Oceano Atlântico, a Hennessey Performance Engineering virou-se agora para um dos mais ilustres representantes dos SUV europeus, como é o caso do Lamborghini Urus.

Proposta, já de si, fortemente desportiva e a prometer elevadas doses de adrenalina ao volante, mercê, desde logo, de um impressionante V8 4.0 biturbo a debitar, 650 cv de potência, o Urus tornou-se, assim, num dos últimos modelos a passar pelas mãos dos engenheiros da Hennessey. Os quais, com a sua acção, procuraram acentuar, no SUV de Sant’Agata Bolognese, o posicionamento que o modelo sempre teve e que, não temos dúvidas, quer continuar a ser: o de uma verdadeira e diabólica máquina de emoções!

LEIA TAMBÉM
Hennessey duplica a potência do McLaren 600 LT

De resto e sem olhar, sequer, para a estética exterior ou interior, ambas intocadas, os elementos da Hennessey optaram por dedicar-se, apenas e só, à componente técnica. Mais precisamente, instalando um kit de preparação HPE750, concebido para garantir ainda maior eficácia e desempenho.

Entre as alterações referidas, surgem as melhoras realizadas na admissão, nomeadamente, com a colocação de novos filtros, não tão restritivos, além de um novo sistema de gestão eletrónica (ECU) e um novo sistema de escape de alto fluxo, e, também ele, menos restritivo. Mas também a garantir uma outra sonoridade!

760 cv de potência… que são 629 cv nas rodas

De resto e graças, apenas e só, a estas alterações, o V8 4.0 Twin Turbo do Urus, acabou vendo a sua potência aumentada em 110 cv, passando a anunciar uns ainda mais impressionantes 760 cv.

Ainda assim e depois de já terem feito o mesmo com o bloco no seu estado original, os engenheiros da Hennessey não deixaram de colocar, também, o “renovado” V8 à prova, no seu banco de potência. Registando, inclusivamente, a potência e binário das duas versões, medidos não à saída do motor, mas nas rodas.

Num momento registado em vídeo, o V8 4.0 Twin Turbo acusou, no seu estado “original”, uma potência máxima de 554 cv e um binário de 822 Nm, quando medidos nas rodas, ao passo que, com a preparação já concluída, os valores caíram, face ao anunciado, para os 629 cv e 990 Nm.

Ainda assim, suficiente, segundo os responsáveis da Hennessey, para garantir uma aceleração dos 0 aos 96 km/h, em qualquer coisa como 2,65 segundos!

A terminar, referir apenas que, este kit HPE750, está já disponível para comercialização e instalação, custando 29.650 dólares, ou seja, perto de 25 mil euros, à cotação atual.