Publicidade

Eis o primeiro Volkswagen Golf GTI anti-AK-47!

Texto: Francisco Cruz
Data: 12 de Junho, 2024

Porque nem só os grandes merecem tal tratamento, a sul-africana SVI Engineering acaba de criar um Volkswagen Golf GTI blindado, capaz de resistir a ataques com metralhadoras AK-47! 

Apresentado como um veículo de resposta rápida, preparado, neste caso em específico, para entrar ao serviço das forças policiais e de segurança, o Volkswagen Golf GTI em questão tem por base a oitava geração do modelo alemão. A qual, submetida a as alterações profundas, tornou-se “imune” à maior parte dos projécteis.

Apesar de mantendo muito do aspecto da versão standard, este modelo ganhou placas de aço blindado de 3,5 mm nas portas, pilares, tejadilho e antepara traseira, além de vidro balístico leve na superfície vidrada. Sendo que, dos quatro vidros laterais, apenas o do condutor mantém sistema elétrico de abertura, permitindo a sua abertura apenas até metade. Já os restantes, tornaram-se fixos, por questões de segurança.

LEIA TAMBÉM
DS 7 Vauban. Fortaleza sobre rodas

Alvo de protecção acrescida foram, igualmente, os principais componentes do motor, nomeadamente, através da aplicação de blindagem nos pára-lamas dianteiros. Sendo que, também a bateria, ganhou protecção à prova de balas.

Embora os especialistas da SVI Engineering tudo tenham feito para manter o peso controlado, assim como os custos, o Golf GTI em questão acaba por pesar mais 340 kg que o modelo original. O que, entre outras limitações, impede a manutenção da promessa dos 5,6 segundos, na  aceleração dos 0 aos 100 km/h, tal como o GTI standard anuncia.

Contudo e para o caso da velocidade ser um argumento imprescindível para o cliente em questão, a empresa sul-africana recorda que este tipo de preparação também pode ser feito, por exemplo, no Golf R. Versão ainda mais desportiva do Golf que, na sua versão standard, anuncia acelerações na ordem dos 4,6, e em que, o acréscimo da “carapaça” de protecção, poderá ter efeitos não tão acentuados…

Quanto ao comportamento do veículo, a SVI Engineering garante ter trabalhado a suspensão de forma a que esta consiga lidar com os 1.769 kg deste GTI blindado e proporcione desempenhos quase tão bons quanto a blindagem que promete resistir a ataques de pistolas e espingardas de até 7,62×39 mm, graças à homologação B4+. Tudo isto, sem esquecer o vidro balístico, que a empresa garante conseguir suster quatro tiros seguidos de uma AK-47, mesmo se centrados num quadrado de 300 mm.

Disponível também para particulares a necessitarem de segurança acrescida, a empresa sul-africana recorda, ainda, que, preparar um Volkswagen Golf blindado, seja ele GTI ou R, demora cerca de três meses, com o custo da operação a ser exatamente igual para qualquer uma das versões: 35 mil dólares, ou seja, pouco mais de 32 500€.

Montante a que, recorde-se, há ainda que acrescentar os impostos… mais o preço do carro que será transformado.