Mobieco

Publicidade

Ainda para esta década. Ford e Volkswagen já ponderam pickups elétricas

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Abril, 2022

Numa altura em que, principalmente nos EUA, o mercado das pickups elétricas parece ser a nova moda, Ford e Volkswagen, dois fabricantes que celebraram uma parceria precisamente neste domínio, estarão já ponderar entrar, igualmente, nesta corrida. Nomeadamente, com versões EV de Ranger e Amarok, ainda para esta década.

Embora e ao que tudo indica, em alturas diferentes do processo de decisão, com os rumores a avançarem que a Ford terá já decidido lançar, pelo menos, uma versão híbrida plug-in da Ranger, ainda em 2023, enquanto a Volkswagen, cuja Amarok passa a partilhar a mesma plataforma T6, parecia desconfiar ainda da questão das autonomias, declarações recolhidas, tanto pela Autocar, como pela The Drive, em Wolfsburgo, parecem apontar no sentido de que, também o fabricante alemão, pondera já e de forma séria, a entrada neste segmento.

As declarações, proferidas por Lars Krause, membro da equipa de marketing da Volkswagen Commercial Vehicles, durante a apresentação da nova Amarok, vêem revelar que o grupo alemão está já, seriamente, a “ponderar uma versão 100% elétrica [da Amarok]. É verdade que ainda é cedo, mas é certo que é algo que estamos a considerar, ainda durante o presente ciclo de vida do modelo”.

Afinal, não será apenas a Ford a ter uma Ranger eletrificada, mas também a Volkswagen pondera uma Amarok EV...
Afinal, não será apenas a Ford a ter uma Ranger eletrificada, mas também a Volkswagen pondera uma Amarok EV…

De resto e ao afirmar que o fabricante alemão conta poder apresentar a sua pickup elétrica ainda durante o presente ciclo de vida da nova Amarok, cuja chegada ao mercado deverá ter lugar lá mais para o final de 2022, tal significa que, com um período expectável de vida de 12 anos, esta nova geração deverá manter-se no activo até aos primeiros anos da década de 2030. O que faz pensar que a versão zero emissões, que a Volkswagen diz estar a ponderar ainda para esta segunda geração da pickup, possa chegar ainda antes do fim da presente década de 2020.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen Amarok. Nova geração vai ser apresentada já este verão

Aliás, o representante da Volkswagen acredita que o chassis desenvolvido pela Ford e que a marca norte-americana partilha com a nova geração da Amarok, está já preparado para acomodar, quer um motor elétrico, quer um pack de baterias.

“Acreditamos que é possível. Obviamente, vamos precisar de fazer algumas modificações nalguns elementos, mas, sim, acreditamos que que podemos pensar numa variante elétrica”, comenta.

A Ford Ranger deverá lançar uma versão eletrificada ainda durante a primeira metade da presente década
A Ford Ranger deverá lançar uma versão eletrificada ainda durante a primeira metade da presente década

A terminar, a Autocar especula, ainda, que o fabrico das duas pickups elétricas poderá ser entregue à Ford, a qual optará pela fábrica do Michigan para aí montar, tanto a Ranger EV, como a Amarok EV. Sendo que, a publicação britânica, avança, inclusivamente, uma data para o lançamento da Amarok elétrica: 2025.