Publicidade

Ford Trucks. Nova gama F-Line chegou a Portugal

Texto: Carlos Moura
Data: 3 de Junho, 2024

A Ford Trucks lançou a nova gama de camiões F-Line em Portugal que compreende rígidos, construtores e tractores, em várias configurações de eixos, equipados com motores de 9,0 litros e 12,7 litros, que oferecem níveis de potência dos 330 cv aos 480 cv. 

Após a estreia europeia no passado mês de novembro no Salão Solutrans, em Lyon, a gama F-Line da Ford Trucks foi apresentada em Portugal, num evento que decorreu no Outeiro Test Center, em Leiria, e que reuniu mais de duas dezenas de pessoas.

A nova gama de camiões F-Line está vocacionada para transporte nacional, aplicações municipais e construção, destacando-se pelas alterações significativas no design da cabina e nas suas dimensões, ao que se junta um novo motor e a nova transmissão Ecotorq.

O design da nova F-Line foi fortemente influenciado pelo estilo da F-Max, que ganhou o título de “International Truck of the Year de 2019”, assim como o conforto e a conveniência do motorista.

A cabina recebeu um ecrã multimedia de 9” que permite ao condutor fazer a gestão de muitas das funções do veículo. Os assentos possuem revestimentos renovados, o volante passa a ser multifunções, enquanto os botões de controlo melhoram o conforto da condução.

Motores Ecotorq

Para cumprir os requisitos do novo regulamento europeu GSR2, a nova gama F-Line recebeu os avançados sistemas de assistência à condução como a travagem de emergência para peões ou a regulação da velocidade de cruzeiro com Stop & Go. 

Outros dispositivos de segurança consistem no assistente de máximos, assistente de manutenção da faixa de rodagem, assistente inteligente de velocidade e assistente de ângulo morto.

LEIA TAMBÉM
Ford Trucks revelou nova gama F-Line

No capítulo mecânico são disponibilizadas duas opções do motor diesel Ecotorq, de 9,0 litros e 12,7 litros, que oferecem níveis de potência de 330 cv e 420 cv na série de estrada, ao que se junta uma motorização de 450 cv na série de construção. Os tratores 4×2 e 6×4, as potências são de 450 cv e 480 cv, respetivamente.

Para a eficiência da série F-Line contribui o sistema de recirculação dos gases de escape, o turbocompressor de geometria variável, o sistema de injeção de combustível common-rail e a unidade de controlo eletrónico inteligente.

Três séries

A série de estrada contempla ainda o modelo Lowliner de chassis baixo concebido para transportar cargas de grande volume. Para além disso, o seu sistema de suspensão pneumática traseira melhora o conforto de condução. A série de estrada contempla as opções 4×2, 6×2, 6×4 ou 8×2, com diferentes tamanhos de cabina e distâncias entre eixos.

Na série de Construção há a salientar a cabina ergonómica renovada com opções 4×2, 6×2, 6×4 e 8×4 que melhoram o conforto e a eficiência de trabalho. Na série de tratores com inúmeras novas funções e tecnologias concebidas a pensar no conforto está agora disponível com as opções 4×2 e 6×4. 

“Acreditamos que esta nova linha vai contribuir para o nosso crescimento em Portugal”, afirma Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal. “Com este modelo cremos que acrescentámos ao nosso portefólio um produto diferente, evoluído e desenvolvido com uma especial aposta na segurança”., sublinha o responsável

“O nosso desafio passa pela nossa capacidade de atrair e reter motoristas, desenvolvendo produtos ao mais alto nível tecnológico, como é o caso desta linha F-Line”, sublinha o responsável.

“A nova linha auxilia bastante os motoristas ao nível da segurança e tudo o que possamos fazer nesse sentido é um passo muito importante. A cabine é super atual e o feedback de hoje mostra precisamente isso, que esta aposta será um grande sucesso”, adianta Bruno Oliveira.

Primeiras entregas

O evento realizado no Outeiro Test Center foi palco para a entrega das primeiras unidades da F-Line a clientes portugueses. 

As empresas Nelson Canana da Canana & Filhos Empreiteiros, Lda e Miguel Santos da Gintegral – Gestão Ambiental, S.A. receberam as suas viaturas pelas mãos dos representantes da Ford Otosan.

“Estou muito feliz e orgulhoso por estar aqui em Portugal e por poder fazer parte deste evento de lançamento da linha F-Line”, afirmou Burak Hoşgören, Diretor Internacional da Ford Trucks.

 “Estamos a evoluir e a expandir. A nossa presença está em mais de 50 países e por isso só posso dizer que estamos cada vez mais fortes. Estive na Holanda, um mercado onde entrámos recentemente, vamos entrar na Suíça e depois na Irlanda e na Inglaterra.”