F-150 Lightning SuperTruck é arma da Ford para Pikes Peak

A Ford vai voltar a Pikes Peak para tentar bater novamente o recorde desta rampa e a sua arma para 2024 é a F-150 Lightning SuperTruck

A Ford vai voltar a Pikes Peak para tentar bater novamente o recorde desta rampa e a sua arma para a edição de 2024 é a F-150 Lightning SuperTruck, uma versão muito musculada e vitaminada da sua pick-up elétrica de grandes dimensões.

A Ford quer voltar a bater o recorde da Rampa de Pikes Peak com o F-150 Lightning SuperTruck, equipado com três motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 1419 cv, alimentados por baterias com células "Ultra-High Performance Li-Polymer NMC".

No ano passado, a Ford bateu o anterior recorde da rampa de Pikes Peak, que tem uma extensão de 20,1 quilómetros, em quase 37 segundos com o SuperVan 4.2 e agora quer repetir a proeza com uma versão específica da sua pick-up elétrica F-150 Lightning desenvolvida para este efeito.

Além da linha elétrica STARD UHP com motores de seis fases, a pick-up possui uma carroçaria invulgar que está longe de ter qualquer semelhança com a versão de estrada. 

Carga aerodinâmica de 2722 kg

A Ford trabalhou extensivamente na área da aerodinâmica, tendo introduzido uma asa dianteira com três peças, entradas de ar no capot e nos faróis, "dive-planes" dianteiros e difusores laterais.

O pacote aerodinâmico é complementado por uma asa enorme, linhas da carroçaria fluídas e um gigantesco difusor traseiro. Estes componentes permitem à pick-up gerar uma carga aerodinâmica de 2722 kg a uma velocidade de 241 km/h.

A Ford F-150 Lightning SuperTruck recebe ainda travões carbonocerâmicos, jantes forjadas em magnésio e pneus Pirelli P-Zero. Mas não é tudo, já que o sistema de suspensão que pode ser regulado a partir da cabina, sendo que esta tem revestimento em fibra de carbono e apenas banco para o condutor. 

Expetativas superadas nos testes

Ao volante da F-150 Lightning SuperTruck estará o veterano piloto Romain Dumas. "Após o sucesso alcançado em 2023, estou entusiasmado por estar aos comandos com esta equipa para levar aos limites aquilo que um veículo elétrico pode alcançar nas curvas desta lendária prova", refere.

LEIA TAMBÉM
Para 101.ª edição. Ford regressa a Pikes Peak com SuperVan 4 Electric

"Nos testes, a F-150 Lightning SuperTruck ultrapassou as minhas expetativas e, por isso, esperamos bom tempo para tentar e fazer algo muito especial", acrescenta Romain Dumas.