Mobieco

Publicidade

Mais rápida que um AMG GT3! Ford Supervan 4.2 EV soma recordes em Mount Panorama

Texto: Francisco Cruz
Data: 28 de Fevereiro, 2024

Verdadeiro monstro de potência e força, a Ford Supervan 4.2 EV acaba de juntar mais alguns recordes ao seu já extenso pecúlio. Desta feita, ao conseguir ser mais rápida, no circuito australiano Mount Panorama, que um Mercedes-AMG GT3 especialmente preparado para o traçado!

Protótipo desenhado especificamente para as provas de rampa e velocidade, que da “vulgar” e-Transit pouco mais tem do que alguns planos da carroçaria, a Ford Supervan 4.2 continua a amealhar recordes e conquistas, depois de já ter inscrito o seu nome, enquanto veículo mais rápido, em traçados como o da norte-americana Pikes Peak International Hill Climb.

Desta feita e mais uma vez com o duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, Romain Dumas, ao volante, o “comercial desportivo” da marca da oval azul decidiu colocar-se à prova na pista australiana de Mount Panorama. Circuito que tem, tradicionalmente, o seu momento alto na temporada, com a realização da corrida de Supercarros Australianos Bathurst 500, e onde um Mercedes-AMG GT3 especialmente modificado para correr neste tipo de traçados, detinha o recorde da pista, com o tempo de 1:56,605 minutos.

LEIA TAMBÉM
Ford Puma elétrico vai ter bastante em comum com E-Tourneo Courier

Contudo, a verdade é que nem mesmo os predicados dos rival terão sido suficientes para assustar a Ford Supervan 4.2 EV, que, com os seus três motores elétricos (um na frente e dois na traseira) e os mais de 1.400 cv de potência que debitam em conjunto, além de um novo divisor dianteiro em fibra de carbono e um spoiler traseiro para aumentar a força descendente, conseguiu fazer uma volta às 3,85 milhas (pouco mais de 6 km) da pista, em menos 0,2803 milésimos de segundo que o AMG GT3!

Também fruto do tempo-canhão de 1:56,3247 minutos, a Supervan 4.2, que é uma evolução da anterior versão 4.0, não só se tornou o veículo de rodas fechadas mais rápido em Mount Panorama, como também o veículo elétrico e “modelo comercial” a protagonizar a volta mais rápida ao traçado localizado no estado de New South Wales, Austrália.

Entretanto e já na posse dos louros, a van desportiva da Ford vai agora participar no Adelaide Festival of Speed, que se realiza de 15 a 17 de março, naquela cidade australiana, seguindo-se a presença no Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, no final do mês.

Incrédulo com mais esta conquista da Supervan? Veja o curto vídeo disponibilizado através do YouTube e delicie-se com o momento!…