Ford Ranger PHEV tem mais binário do que a Raptor

Mais binário do que a Raptor diesel e ligeiramente menos potente do que a V6 a gasolina são duas das caraterísticas da Ranger PHEV, que além de oferecer uma autonomia de até 43 km em modo elétrico, mantém inalteradas todas as prestações em fora de estrada. Já está disponível com preços a partir de 55 250 euros.

Pick-up de dimensões médias mais vendida na Europa e líder no segmento em países como a Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Países Baixos, Noruega, Polónia, Reino Unido, a Ranger entra numa nova fase nos seus 40 anos de comercialização com a introdução da versão híbrida plug-in (PHEV) numa abordagem denominada pela Ford Pro como “eletrificação sem compromisso,” prometendo melhores prestações e um custo total de utilização mais baixo.

O binário de 697 Nm da Ranger PHEV é o mais elevado de sempre numa versão de produção deste modelo, sendo mesmo superior ao 500 Nm da Raptor 2.0 EcoBlue, enquanto a potência máxima de 281 cv é ligeiramente inferior aos 292 cv da Raptor V6 3.0 EcoBoost.

A linha motriz combina um bloco a gasolina 2.3 EcoBoost, utilizado na gama Ranger fora da Europa, e a caixa de automática de dez velocidades com um motor elétrico de 75 kW e uma bateria de iões de lítio com capacidade útil de 11,8 kWh, que permite percorrer até 43 quilómetros em modo elétrico. A Ford argumenta que esta distância é inferior à percorrida diariamente por mais de metade dos clientes Ranger. 

As longarinas traseiras do chassis foram redesenhadas para acomodar a bateria de tração, mantendo quase inalterada a funcionalidade da plataforma de carga. A suspensão também foi revista relativamente às versões diesel para proporcionar um maior conforto e um desempenho seguro em estrada e todo-o-terreno, levando em conta o chassis e a distribuição de peso específicos da Ranger PHEV.

O motor elétrico está integrado no cárter da transmissão híbrida modular de dez velocidades. Um mecanismo de embraiagem ativado eletronicamente acopla e desacopla o motor elétrico e o bloco a gasolina em função do modo de condução selecionado, otimizando a eficiência e o binário para transporte de carga e na condução em todo-o-terreno.

Além de alternar facilmente entre a propulsão elétrica, híbrida e elétrica, nova transmissão  híbrida modular possibilita ainda que o ar condicionado bizona continue a funcionar com energia elétrica quando o sistema start-stop desativa o propulsor a gasolina nos semáforos ou nos engarrafamentos.

Autonomia elétrica de até 43 km

Esgotada a carga da bateria é possível recuperar por completo a sua capacidade em menos de quatro horas em corrente alterna contando para o efeito com um carregador de bordo de 3,6 kW. A Ranger PHEV oferece ainda a possibilidade de carregamento em andamento utilizando a função EV Charge ou manter a sua capacidade para utilização posterior em modo elétrico com a função EV Later.

A Ranger PHEV dispõe de um eficiente sistema de regeneração da energia de travagem, otimizando o consumo de combustível, que nos primeiros 100 quilómetros ronda os 3,1 l a 3,2 l/100 km aumentando depois disso para acima dos sete litros, permitindo fazer mais alguns quilómetros em modo elétrico depois de surgir a indicação de que está a zero. Com a opção EV Charge ativada, o consumo ultrapassa facilmente os onze litros.

Desde que tenha carga na bateria, a Ranger PHEV arranca sempre no modo Auto EV, que dá prioridade à utilização em modo elétrico, sendo o motor de combustão chamado a intervir sempre que necessário como, por exemplo, numa ultrapassagem ou numa subida mais pronunciada.

Quando acaba a carga da bateria, a propulsão passa a ser assegurada pelo bloco de combustão, mas fica sempre uma reserva de carga na bateria para o arranque, dar apoio elétrico sempre que é necessária mais alguma potência ou para utilização do sistema Pro Power Onboard. Este último permite fornecer energia elétrica a ferramentas ou outros equipamentos utilizando a bateria de tração.

Vencer todas as dificuldades

Em termos dinâmicos, a Ranger PHEV mantém todas as qualidades da mais recente geração da pick-up da Ford e que lhe valeram a distinção de “International Pick-Up Award” por um painel de jornalistas da imprensa especializada europeia.

À semelhança da restante gama estão disponíveis vários modos de condução - Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Reboque / Carga, Lama / Sulcos e Areia - os quais ajustam a distribuição do binário para as rodas, de modo à obtenção do melhor desempenho.

Aqueles modos podem ser selecionados através do comando giratório localizado entre os bancos dianteiros, junto à alavanca dos programas de condução. Além disso, a Ranger PHEV conta adicionalmente com o sistema e-4WD que tem a capacidade de distribuir pelas quatro rodas o binário resultante da propulsão a gasolina, elétrica ou híbrida.

O excelente desempenho em estrada e todo-o-terreno da Ranger PHEV ficou amplamente demonstrado nos ensaios dinâmicos organizados pela Ford na Islândia, onde foi possível enfrentar com relativa facilidade os mais diversos tipos de pisos, que incluiram passagens por linhas de água, subidas acentuadas e descidas bastante pronunciadas.

Nos casos teoricamente mais complicados, a combinação do elevado binário de 697 Nm com as redutoras, bloqueio de diferencial traseiro e assistente de descidas permitia superar essas situações sem grandes problemas. Em pisos de terra, o comportamento da suspensão também é exemplar, absorvendo com facilidade as irregularidades.

Três níveis de equipamento

A Ranger PHEV está disponível com cabina dupla de cinco lugares e caixa de carga resistente, projetada para acomodar uma europalete entre as cavas das rodas. A cabina é semelhante às versões normais da Ranger, incluindo, de série, sistema de conectividade Ford SYNC 11 com navegação conectada, ecrã tátil vertical de 12”, painel de instrumentos digital de 8” e carregamento sem fios para telemóveis. A dotação de série compreende ainda assistência de pré-colisão, assistência à manutenção na faixa de rodagem e câmara traseira.

As versões Wildtrak distinguem-se da XLT pelos detalhes interiores e exclusivos, bancos dianteiros e volante aquecidos, iluminação de zona a 360º para melhor visibilidade em redor do veículo.

O topo de gama da Ranger PHEV é a Stormtrak que acrescenta sistema de som B&O com dez colunas, faróis Matrix LED, Pro Power Onboard de 2,3 kW e sistema Flexible Rack para a caixa de carga.

Entre os opcionais da Ranger PHEV está incluído o Pro Trailer Backup Assist, que permite  ao condutor manobrar com facilidade um atrelado através de um controlador dedicado tipo “joystick” e visualizar as manobras no ecrã tátil de 12”.

A Ranger PHEV já está disponível para encomenda, com preços a começarem nos 55 250 euros para a versão de entrada XLT, 61 500 euros para a Wildtrak e 67 200 euros para a Stormtrak. Segundo a Ford, esta nova alternativa deverá representar entre 30% a 35% das vendas totais da gama Ranger em Portugal.