Pick-up de dimensões médias mais vendida na Europa e líder no segmento em países como a Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Países Baixos, Noruega, Polónia, Reino Unido, a Ranger entra numa nova fase nos seus 40 anos de comercialização com a introdução da versão híbrida plug-in (PHEV) numa abordagem denominada pela Ford Pro como “eletrificação sem compromisso,” prometendo melhores prestações e um custo total de utilização mais baixo.
O binário de 697 Nm da Ranger PHEV é o mais elevado de sempre numa versão de produção deste modelo, sendo mesmo superior ao 500 Nm da Raptor 2.0 EcoBlue, enquanto a potência máxima de 281 cv é ligeiramente inferior aos 292 cv da Raptor V6 3.0 EcoBoost.
A linha motriz combina um bloco a gasolina 2.3 EcoBoost, utilizado na gama Ranger fora da Europa, e a caixa de automática de dez velocidades com um motor elétrico de 75 kW e uma bateria de iões de lítio com capacidade útil de 11,8 kWh, que permite percorrer até 43 quilómetros em modo elétrico. A Ford argumenta que esta distância é inferior à percorrida diariamente por mais de metade dos clientes Ranger.
As longarinas traseiras do chassis foram redesenhadas para acomodar a bateria de tração, mantendo quase inalterada a funcionalidade da plataforma de carga. A suspensão também foi revista relativamente às versões diesel para proporcionar um maior conforto e um desempenho seguro em estrada e todo-o-terreno, levando em conta o chassis e a distribuição de peso específicos da Ranger PHEV.