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Acha 200 cv pouco? Kit da Mountune coloca o Ford Puma ST a debitar 260 cv

Texto: Francisco Cruz
Data: 7 de Junho, 2021

Apresentado como a versão mais desportiva do modelo, o Ford Puma ST apresenta-se, de fábrica, com uma potência máxima de 200 cv. Valor que, no entanto e pelos vistos, não satisfez os engenheiros da Mountune, que, de pronto, decidiram acrescentar-lhe “mais umas coisinhas”…

Pequeno crossover cuja base é a mesma do Fiesta, o Ford Puma é a mais recente criação da marca da oval azul, como resposta à crescente procura por propostas de linhas mais aventureiras. Mas que e tal como já acontece no Fiesta, a Ford não quis deixar de presentear com a tradicional versão mais desportiva, ST.

Assim e tal como no Fiesta ST, também o Puma ST recorre a um três cilindros 1,5 litros da família EcoBoost, a debitar 200 cv de potência e 320 Nm de binário. Valores que, pelos vistos, não deslumbraram os responsáveis do preparador norte-americano Mountune, os quais agarraram no crossover e colocaram-no a prometer mais 60 cv!

Os Ford Fiesta ST e Puma ST by Mountune

Resultado de um kit de desempenho essencialmente electrónico, de nome ‘M235’ e que, aliás, já tinha sido disponibilizado para o Fiesta ST, a intervenção da Mountune começou, contudo, por elevar a potência do bloco original, “apenas” para os 235 cv, e o binário, para os 350 Nm… numa primeira etapa. Isto, porque, para os (ainda) mais exigentes, o mesmo preparador concebeu o ‘M260’, um kit de performance capaz de elevar ainda mais a potência; neste caso, para os 260 cv. Além do binário, para os 365 Nm.

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De salientar que este último kit também pode ser aplicado nos Fiesta ST já entregues, sendo que, no caso dos veículos que já têm instalado o ‘M235’, é possível fazer um upgrade, com um custo de não mais que 99 libras esterlinas. Ou seja, qualquer coisa como 115 euros.

A partir de 669 euros

Quanto ao ‘M235’, tem um preço de venda, no Reino Unido, de 575 libras (cerca de 669 euros), embora a Mountune recomende a aquisição, igualmente, do kit de indução, como forma de retirar o máximo de performance deste kit.

Já o ‘M260’, está disponível por 675 libras, pouco mais de 785 euros, sendo os proprietários, tanto do Fiesta ST, como do Puma ST, aconselhados a incluir, ainda, o kit de indução, o kit de carga e o intercooler, como forma que completarem a atualização.

Ford Puma ST by Mountune

A par destes componentes, a Mountune recomenda, igualmente, a utilização de gasolina de 97 octanas, como forma de, não só alcançar os resultados anunciados, como também assegurar uma maior fiabilidade dos componentes.