Publicidade

Ford Pro aposta em oferecer soluções integradas às frotas

Texto: Carlos Moura
Data: 27 de Abril, 2022

Para acelerar a produtividade dos frotistas europeus e auxiliar na transição para a eletrificação, a Ford lançou um ecossistema completo denominado Ford Pro, que oferece soluções integradas aos clientes de veículos comerciais da marca.

Coincidindo com o lançamento oficial da E-Transit, a Ford apresentou uma solução completa para pequenos empresários e grandes frotistas que combina software, carregamento, serviço e financiamento para veículos comerciais. 

Denominado Ford Pro, foi concebido para que o cliente tenha apenas de se preocupar com o seu negócio, deixando tudo o que está relacionado direta ou indiretamente para a marca. 

O Ford Pro destina-se a ajudar os clientes a gerir as frotas de forma mais eficiente, quer utilizem veículos diesel, a gasolina, elétricos ou até mesmo viaturas de outras marcas. Nos Estados Unidos, onde este ecossistema completo foi lançado no início do ano, ficou demonstrado que o efeito de rede de soluções integradas, com ferramentas de gestão de frotas baseadas em plataformas online, pode reduzir o custo total de propriedade de uma frota entre 10 a 20%. 

Graças ao modem FordPass Connect, que é de série nos veículos comerciais desde 2020, os veículos conectados estão no centro da oferta integrada Ford Pro, permitindo aos clientes maximizar a produtividade da frota e o tempo de atividade, utilizando as soluções integradas disponíveis.

Ford Pro Software

A principal ferramenta será o Ford Pro Software que fornece um ecossistema digital conectado que utiliza dados em tempo real para integrar veículos, telemática, carregamento e assistência em poderosas plataformas de utilização fácil e intuitiva.

As frotas podem beneficiar igualmente do software da plataforma Ford Pro E-Telematics para otimizar a gestão dos veículos comerciais conectados Ford, transformando os dados dos veículos em informações relevantes, incluindo a localização em tempo real. alertas de saúde e de monitorização do condutor.

As frotas que apostarem na transição para veículos elétricos também irão beneficiar das funcionalidades dedicadas do sistema Ford Pro E-Telematics, usando os tempos em tempo real para ajudar a maximizar a produtividade da frota, bem como funções de apoio efetivo e intuitiva de carregamento. 

Ford Pro Carregamento

O Ford Pro Carregamento oferece informações relacionadas com o atual de carregamento, estado de carga de um veículo específico e restante autonomia com limites personalizáveis de alerta de autonomia reduzida. O sistema pode também ser configurado para aquecer ou arrefecer a bateria e o habitáculo da E-Transit antes de um turno, através da função de Pré-Condicionamento Programado, poupando tempo e conservando energia da bateria em benefício da autonomia. 

Para ajudar os clientes na transição para a mobilidade elétrica, o Ford Pro Carregamento oferece um sistema de carregamento totalmente integrado e centrado no negócio para frotas, capaz de definir estratégias de carregamento mais eficazes e de implementar soluções orientadas para o futuro para as empresas europeias. 

O serviço do Ford Pro Carregamento inclui instalação de hardware e software de gestão que funciona perfeitamente com a E-Transit totalmente elétrica. A conectividade incorporada permite ao sistema detetar potenciais problemas antes mesmo de os clientes tomarem conhecimento da sua existência e resolvê-los com o mínimo de perturbações no funcionamento.

Para apoiar as frotas cujos condutores levam o seu veículo de trabalho para casa, o Ford Pro Carregamento também simplifica a instalação da wallbox, bem como a respetiva gestão. E enquanto a maioria dos operadores apenas utilizará o carregamento público como último recurso para recarregar os seus veículos durante o trabalho, o Ford Pro Carregamento também fornece acesso a mais de 300.000 carregadores e a faturação centralizada, para maior facilidade e flexibilidade. 

Veículos transformados

Metade dos veículos da gama Transit vendidos na Europa são transformados para responderem às necessidades dos clientes. A equipa da Ford Pro Special Vehicles tem a missão de procurar entender os requisitos dos clientes, disponibilizando transformações  permitam aumentar a sua produtividade. 

A especialização em engenharia das equipas da área de Veículos Especiais permite entregar uma gama de produtos dedicados especiais que formam a base do veículo transformado, bem como upgrades em componentes de elevado desempenho, baterias auxiliares e sistemas de combustível, para além de packs de preparação para determinadas funcionalidades, incluindo faróis de sinalização e sistemas elétricos de reboques em ambas as plataformas de motores de combustão interna e elétricos.

LEIA TAMBÉM
Comerciais Ford. Agora a conectividade é de série

As necessidades de transformação dos clientes beneficiam do apoio adicional de uma rede constituída por 200 empresas transformadoras de carroçarias, parte do programa QVM (Qualified Vehicle Modifier). 

Estes parceiros de transformação garantem a oferta de soluções dedicadas e especialização num abrangente espectro de conversões, desde a simples integração de suportes num furgão até uma frota nacional de veículos refrigerados de entregas. 

Manutenção

O Ford Pro Serviços é um elemento crítico do ecossistema Ford Pro, proporcionando o máximo tempo de atividade, ao interligar dados de veículos conectados e uma rede de concessionários sem paralelo, para ajudar a manter os clientes em movimento. 

A rede europeia de apoio inclui 800 oficinas Transit Centre, a maior rede dedicada de veículos comerciais de qualquer marca. 

O Ford Pro está, também, pronto para a era elétrica, integrando 1.500 concessionários certificados em veículos elétricos em toda a Europa e mais de 4.500 Reparadores Autorizados, todos com capacidade de serviço para a E-Transit. 

O sistema de uptime conectado FORDLiive da Ford Pro Serviços foi concebido para otimizar a produtividade dos clientes de veículos comerciais. Este elemento-chave na relação sempre interligada do Ford Pro com os clientes utiliza dados de veículos em tempo real para conectar clientes e veículos com concessionários. 

Esta funcionalidade da Ford Pro contribui para a redução das avarias e das deslocações dos veículos às oficinas, bem como reparações mais rápidas nas oficinas.