Publicidade

Mantém motor V8. Novo Mustang poderá ser o último “Pony Car” da Ford?

Texto: Carlos Moura
Data: 16 de Setembro, 2022

O último “Pony Car” da Ford poderá ser o novo Mustang que conta com um cockpit digital totalmente redesenhado, um novo motor V8 e um estilo mais arrojado. O Mustang tecnologicamente mais avançado de sempre será proposto nas carroçarias coupé e descapotável, estando a versão GT no coração da gama.

A Ford apresentou a nova geração do Mustang, que muito provavelmente será o último modelo da gama a ser produzido com base no conceito original de 1964 e é bem capaz que seja o último equipado com um motor V8.

O nova geração do Mustang é a primeira a ser lançada nos últimos nove anos e o estilo voltou a ser inspirado pelos seus antecessores construídos entre 1964 e 1970. Exteriormente, o emblemático coupé da Ford mantém a linha baixa e horizontal ao longo da frente do capot caraterístico de três secções que se alinha com os novos faróis LED para criar uma dianteira mais impactante, influenciada pelo design original dos anos 60 e otimizado para proteção dos peões. 

A elegante linha do tejadilho, a sua ampla postura atlética e o seu reduzido vão traseiro são também fiéis às proporções autênticas da primeira geração, enquanto os guarda-lamas traseiros alargados destacam a potência sobre as rodas, no mais puro e verdadeiro estilo Mustang

Atrás destaque para o módulo com um spoiler alargado que aloja uma nova iluminação com assinatura de três barras e um difusor redesenhado, para um melhor equilíbrio aerodinâmico.

Coupé e descapotável

Pela primeira vez, cada derivativo da gama Mustang terá a sua própria secção dianteira, permitindo aos clientes escolher o visual que melhor se adapta às suas próprias personalidades. 

O GT, coração da marca Mustang, conta aberturas de grelha maiores, concebidas para permitir um maior fluxo de ar, refletindo o aumento de potência e desempenho. A aerodinâmica do veículo é ainda mais otimizada com a adição de novas aberturas no capô e de um difusor frontal redesenhado.

Por sua vez, o Mustang descapotável mantém a tradição de proporcionar a máxima  liberdade ao ar livre. Uma simples toque no trinco central, com uma só mão, abre e fecha o tejadilho de tecido totalmente forrado e isolado. 

LEIA TAMBÉM
Previsto para 2024. Novo Ford Mustang pode ser desvendado já no NAIAS 2022

O design compacto do tejadilho e a suspensão traseira independente também contribuem para um espaço de bagagem substancial que pode acomodar até dois sacos de golfe. 

Os novos coupé e descapotável estão disponíveis com o novo motor V8 de 5,0 litros que foi preparado para proporcionar uma resposta e desempenho superiores, graças a uma potência de máxima de 466 cv e um binário de 569 Nm. A transmissão pode ser assegurada por uma caixa automática de dez velocidades ou manual de seis relações.

Novo Mustang GT 

O novo Mustang GT apresenta um novo sistema de admissão de ar com uma dupla entrada de ar e uma borboleta de admissão de corpo duplo, minimizando as perdas por indução e permitindo taxas de fluxo mais elevadas. 

O comportamento dinâmico pode ser otimizado com recurso até seis modos de condução interativos e personalizáveis: Normal, Sport, Slippery, Drag, Track 2 e uma configuração personalizável com múltiplos perfis disponíveis, adaptados às preferências individuais do condutor. 

A capacidade de resposta durante a condução foi melhorada pela redução do atraso da resposta desde o volante até ao pneu, enquanto uma relação de direção mais rápida melhora a dinâmica em curva do novo automóvel.

A função “rev-matching”, que mantém as rotações do motor quando a embraiagem é acionada para reter o binário de pico entre passagens manuais de relação de caixa, é proposta de série no GT, proporcionando ainda mais precisão e refinamento, naquele que é o Mustang mais competente de sempre em pista.

O Mustang GT vem equipado de série com o Pack Performance que inclui jantes de liga leve de 19 polegadas, um diferencial desportivo de deslizamento limitado para maior tração, travões Brembo de 19 polegadas e um sistema de escape ativo que proporciona sons de motor ajustáveis para se adequar ao cenário de condução. 

Em opção está disponível a suspensão ativa MagneRide que monitoriza as condições do piso cerca de mil vezes por segundo e utiliza um fluido controlado eletronicamente para combinar a resistência do amortecimento com as condições da estrada.

Cockpit digital

A nova geração do Mustang ganha um novo padrão interior desenvolvido especialmente para a marca, destacando-se os bancos de couro e plásticos de toque suave através do painel de instrumentos e forros de porta, com um volante completamente em couro.

O interior do novo Mustang é o tecnologicamente mais avançado e centrado no condutor, combinando, segundo a Ford, o melhor do passado, presente e futuro”. O painel de instrumentos superior tradicional de duas linhas do Mustang desapareceu, tendo sido substituído por  um elemento central fluido, vidrado e aberto, repleto de tecnologia. 

Atrás do novo volante, mais espesso e de fundo plano, encontra-se um painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas, que pode ser personalizado para exibir diferentes estilos e novos painéis de instrumentos, personalizáveis, dependentes do modo de condução, novos para o novo modelo.

Este conjunto de instrumentos digitais é apresentado de uma forma fluida num elemento central SYNC 4 de 13,2 polegadas, atrás do mesmo vidro integrado, inclinado em direção ao condutor. O posicionamento ergonómico destes ecrãs proporciona informação visual clara e controlos de fácil acesso e que juntos criam uma experiência digital imersiva.

O sistema SYNC 4 é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, 5 integrando-se, na perfeição, com a aplicação FordPass. Tal como o SUV totalmente elétrico Mustang Mach-E, o novíssimo Mustang dispõe da capacidade de atualização sem fios Ford Power-Up.

Assistência à condução

À semelhança de outros modelos da Ford, como o SUV elétrico Mustang Mach-E, o novo Mustang recebe avançados sistemas de assistência à condução. Entre as funcionalidades incluem-se o o sistema de Reconhecimento de Sinais de Velocidade, Cruise Control Adaptativo Inteligente com função Stop & Go, Assistente de manutenção no centro da faixa de rodagem, Assistente Evasivo de Direção e Assistente de Travagem em marcha-atrás.

Outra funcionalidade é a Mitigação Ativa de Buracos na Estrada, que monitoriza continuamente a suspensão, a carroçaria, a direção e os inputs de travagem e ajusta a resposta da suspensão em conformidade. 

A função Serviços de Veículos Roubados – do pacote FordPass e que fornece apoio 24 horas por dia em caso de roubo – é, também, uma novidade no Mustang.