É a despedida. Ford prepara-se para acabar com o Fiesta de três portas

A preparar a atualização de gama para 2023, a Ford tomou já decisão taxativa quanto à versão de três portas do Fiesta na Europa.

A preparar o lançamento da atualização de gama para 2023, a Ford prepara-se para tomar, igualmente, uma decisão radical: o fim da versão de três portas do popular Fiesta, na Europa.

A notícia surge publicada no site Motor1, confirmada por um porta-voz da Ford Europe, na Alemanha, que assegura que, a versão de três portas do utilitário norte-americano, deixará a linha de montagem já durante o próximo Verão.

No entanto e embora a carroçaria de três portas esteja de saída, a de cinco, assegura a mesma fonte, continuará a ser produzida e comercializada.

A nova gama Fiesta, apresentada em 2021. A versão de três portas prepara-se para ser "apagada" da fotografia...
A nova gama Fiesta, apresentada em 2021. A versão de três portas prepara-se para ser "apagada" da fotografia...

Ainda assim, também esta deverá conhecer algumas alterações dentro de algum tempo, segundo a Ford, não apenas devido aos sucessivos problemas que o modelo tem conhecido nos últimos tempos, fruto de dificuldades na cadeia de fornecimento, mas também em resultado do redireccionamento do consumidores deste tipo de propostas, para os pequenos crossovers. Como é o caso, por exemplo, do Ford Puma.

LEIA TAMBÉM
Ford regista patente de revolucionário motor de comb
ustão a hidrogénio

De resto e segundo também revelou o mesmo porta-voz, em declarações à Motor1, é intenção da Ford aproveitar a mudança de Model Year, ou Ano Modelo, para "simplificar e reduzir a oferta, adaptando-a igualmente à procura. Pelo que, as carroçarias menos interessantes, na óptica dos consumidores, serão retiradas da oferta".

Aliás e sobre o pequeno Ford, que já foi um dos grandes sucessos da marca da oval azul no continente europeu, importa recordar que o modelo não vive uma das suas melhores fases, mesmo depois de ter recebido um facelift, para 2022.

O Ford Fiesta de 3 portas, naquela que é a versão ST. A qual, no entanto e a partir deste verão, só deverá estar disponível com carroçaria de cinco portas
O Ford Fiesta de 3 portas, naquela que é a versão ST. A qual, no entanto e a partir deste verão, só deverá estar disponível com carroçaria de cinco portas

Na verdade, as vendas terão, inclusivamente, caído, durante os dois primeiros meses deste ano, para apenas 7.608 unidades transaccionadas, contra as 19.844 registadas durante igual período de 2021. Queda abrupta que encontra grande parte da explicação na cadeia de fornecimento, que tem registados muitos problemas, limitando, inclusivamente, quer a disponibilidade em termos de opções, quer até mesmo em termos de versões - é o caso, por exemplo, do Fiesta ST, que alguns concessionários europeus já deixaram de aceitar encomendas. nomeadamente, na variante de três portas.

Contudo e mesmo com estas dificuldades, a Ford garante que a versão de cinco portas continuará a ser produzida em Colónia, Alemanha, na mesma fábrica onde a marca norte-americana tem previsto arrancar com a produção dos seus futuros EV, com base na plataforma MEB da Volkswagen.

Para quem já não se lembre, ou nem sequer tenha conhecido, esta foi a primeira geração do Ford Fiesta... Há 46 anos atrás, e com três portas!
Para quem já não se lembre, ou nem sequer tenha conhecido, esta foi a primeira geração do Ford Fiesta... Há 46 anos atrás, e com três portas!

.Quanto ao Fiesta de três portas, começa agora a despedida, depois de 46 anos no activo, e com, pelo menos, uma alegria - pode dizer-se que sobreviveu, praticamente, a todos os seus rivais, que acabaram não durante tanto quanto o pequeno utilitário de Detroit...