O problema está a fazer-se notar, para já, no mercado norte-americano, onde, inclusivamente, motivou já acções da parte da indústria automóvel: a entrega de carros novos a clientes acaba de somar mais um atraso aos já conhecidos problemas de produção, devido às limitações da atual infraestrutura e transporte ferroviário.
A situação, que segundo noticia o periódico norte-americano Detroit Free Press começa a fazer-se sentir nos EUA, pode, no entanto, vir a alastrar-se à Europa, principalmente, à medida que as capacidades de produção das fábricas comecem a recuperar e os construtores automóveis queiram recuperar o tempo perdido com as recentes crises, tanto do COVID-19, como da falta de semicondutores, ou chips.
Entretanto e do outro lado do Atlântico, as dificuldades em encontrar vagões de transporte de automóveis, que permitam fazer chegar os veículos aos concessionários, têm vindo a agudizar-se, levando, mesmo, a que, pelo menos 70.000 carro, continuem à espera de poder ser transportados, para os respectivos destinos, noticia o site Motor1.

O problema já vez, inclusivamente, disparar os alarmes junto da Aliança para a Inovação Automóvel, o grupo de lobby constituído pela indústria automóvel, que recorda o facto de, quase 75 por cento da totalidade de veículos novos serem transportados por ferrovia, a qual utiliza ainda cerca 1,8 milhões de vagões, por ano, no transporte de peças automóveis.
Aliás, a dificuldades em garantir transporte para todos estes componentes, tem contribuído para causar atrasos ainda maiores numa rede de fornecimento de componentes que já se debatia, a montante, com a escassez na produção de chips.
LEIA TAMBÉM
Problemas de transporte. Tesla obrigada a abrandar entregas na Europa
Quanto ao transporte de veículos, a preferência pela ferrovia, em detrimento da rodovia, em particular, nas distâncias maiores, tem a ver, não apenas com custos mais baixos, como também com a possibilidade de incluir maior número de automóveis, num só transporte.
A demonstrá-lo, o facto de, num serviço de transporte ferroviário, cada vagão específico para transporte de veículo poder transportar entre 12 e 18 veículos, enquanto uma galera de camião consegue transportar, no máximo, entre sete e oito automóveis.