As vendas de veículos eletrificados no último trimestre de 2020 ajudaram a Mercedes-Benz a cumprir os limites de emissões de dióxido de carbono que estão em vigor na União Europeia. Entretanto e já neste ano de 2021, a marca promete que a eletrificação vai acelerar.
A Mercedes-Benz conseguiu os limites de emissões de dióxido de carbono no final do ano com a as vendas de última hora de veículos híbridos plug-in, evitando a aplicação de multas pelas autoridades europeias.
A Mercedes-Benz vendeu perto de 160 mil veículos híbridos plug-in e elétricos em 2020. Metade deste volume de vendas ocorreu no último trimestre do ano, segundo avançou o CEO da Daimler Olá Kallenius aos jornalistas. Ele foi cauteloso no passado quanto ao cumprimento destas metas à última da hora.
“A tendência positiva a que assistimos no terceiro trimestre manteve-se no quarto trimestre, impulsionada não só pela China, mas também por outros mercados”, sublinhou Kallenius, referindo-se à procura total. Os planos da Mercedes-Benz prevêem uma aceleração do lançamento de modelos elétricos e o compromisso de cumprir as normas mais exigentes de emissões nos próximos anos.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz preparada para produzir veículos elétricos
A Daimler enfrentou melhor do que se esperava a maior quebra da indústria desde a Segunda Guerra Mundial e também fez progressos na reestruturação das operações industriais para alcançar resultados.
Eletrificação acelera em 2021
Na Mercedes-Benz Cars, a quota de veículos eletrificados aumentou de 2% em 2019 para 7,4% no ano passado. As vendas de híbridos plug-in quase quadruplicaram para mais de 115.000 unidades. Aproximadamente 20.000 EQC foram entregues a clientes em todo o mundo e o EQV atingiu vendas de cerca de 1700 unidades.
As entregas dos modelos totalmente elétricos totalizaram aproximadamente 27.000 unidades, um forte aumento de dois dígitos (+ 45,6%) em comparação com o recorde de vendas anterior em 2019 (18.400 unidades).
O ano de 2021 vai representar a aceleração da eletrificação na Mercedes-Benz Cars, que irá lançar quatro novos modelos elétricos: EQA, EQB, EQE e EQS.
A família de híbridos plug-in da Mercedes-Benz, atualmente consistindo em mais de 20 variantes de modelo, será renovada com derivados eletrificados do Classe C e Classe S. Para 2021, a Mercedes-Benz Cars espera aumentar a quota de veículos eletrificados para aproximadamente 13%.