Nunca um Lamborghini foi tão caro como o Egoista

Protótipo único criado para celebrar os 50 anos da marca italiana de automóveis desportivos, o Lamborghini Egoista foi vendido a um colecionador privado e tornou-se no modelo mais caro de sempre da icónica insígnia de Sant’Agata Bolgnese. Saiba o preço.

O Lamborghini Egoista nasceu para celebrar o 50.º aniversário da fundação da marca de Sant’Agata Bolognese.

Revelado em 2013, o Egoista chamou à atenção não só pelo seu design, mas, sobretudo, por ser o protótipo de um monolugar, levando a habitual inspiração em aviões de combate a um patamar mais elevado.

O exterior era dramático – tal como qualquer Lamborghini – apresentando uma secção dianteira estreita e uma traseira com contornos acentuados, completado com duas aberturas de ventilação retangulares. No interior, o tema mantém-se, apresentando um habitáculo digno de se chamar cockpit.

Um avião com rodas…

Na altura, o estilo arrojado do Egoista foi universalmente criticado, com os fãs da fabricante italiana preocupados com a possibilidade de aquele ser a direção do design para os futuros desportivos da Lamborghini.

Se o design não agradava a todos, relativamente à mecânica, a conversa já era outra. Apesar de ser um protótipo único, era totalmente funcional, estando equipado com o motor V10 de 5,2 litros do Gallardo que debita 600 cv de potência.

Ainda assim, é fácil imaginar o processo bastante minucioso pelo qual o condutor tem de passar só para entrar no carro, uma vez que a abertura da única porta funciona de forma semelhante à de um avião de combate.

… mas que nunca voou, até agora

No entanto, apesar da inspiração nos aviões de caça, o Egoista nunca “voou” para muito longe. Desde a sua revelação, em 2013, que permaneceu em exposição no Museu da Lamborghini, na sede da marca em Sant’Agata Bolognese, em Itália. Isto é, até recentemente, quando um colecionador privado, na Suiça, convenceu a fabricante italiana a vender como seu presente de 50.º aniversário.

O preço? 117 milhões de dólares, aproximadamente 107 milhões de euros, à taxa de câmbio atual, o que faz do Egoista o Lamborghini mais caro de sempre e muito à frente do Veneno. Outro exemplar único e (ao contrário do primeiro) com homologação para circular na estrada, que foi vendido por 8 milhões de euros.

Quem é que o comprou?

A identidade do comprador não foi revelada, mas diversas fontes sugerem que poderá ser Alber Spiess, um famoso colecionador de modelos Lamborghini residente na Suiça.

Spiess é conhecido pela sua extensa coleção e relação com a marca de Sant’Agata Bolognese, tendo, alegadamente, convencido a empresa a reconstruir o protótipo do Countach LP500.

A ser verdade, a adição do Egoista pode muito bem ser o complemento mais adequado a uma ilustre coleção, dedicada exclusivamente às propostas mais raras da fabricante italiana.