DT Spare Parts oferece gama completa de pinças de travão

Com mais de 250 referências, a DT Spare Parts disponibiliza uma gama completa de pinças de travão e deixa alguns conselhos relativos à sua correta substituição.

Em qualquer veículo automóvel, o sistema de travagem desempenha uma papel crucial na segurança rodoviária e a pinça de travão constitui um componente crucial. Para que tudo funcione devidamente a qualidade, a precisão do ajuste e a durabilidade são factores essenciais.

Com mais de 250 referências, a DT Spare Parts disponibiliza um extensa gama de pinças de travão e acessórios correspondentes. Produtos como kits de pastilhas de freio a disco, discos de travão, diversos kits de reparação e suportes de travão podem ser encomendados no Partner Portal da Diesel Technic.

A empresa alemã refere que se encontram disponíveis variantes para cilindros de travão aparafusados axial ou radialmente, bem como soluções adequadas para comerciais ligeiros. A oferta abrange, entre outras, as seguintes marcas: Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Renault, Scania, Volvo.

Neste sistema, um mecanismo de acionamento é controlado pelos cilindros do travão. Isto faz com que os pistões se estendam. “Durante a travagem, os pistões pressionam as pastilhas de travão contra o disco de travão, o que desacelera o veículo ou o mantém em posição de estacionamento”, explica o Parts Specialist Kevin no mais recente video PS Tips.

Através da função flutuante da pinça de travão, as pastilhas internas e externas são pressionadas uniformemente contra o disco.

Substituição ao pormenor

Na substituição das pastilhas de travão, estas devem ser pressionadas contra o disco de travão para que o intervalo de ar possa ser ajustado. Esta operação é efetuada manualmente após o ajuste até ao ponto em que não se possa girar mais o cubo da roda.“Depois disso, os pistões do travão devem ser retraídos, conforme as especificações do fabricante”, afirma Kevin no vídeo. Esta é a única forma de ajustar o intervalo de ar corretamente”, acrescenta.

Quando o disco de travão é acionado exerce-se uma força sobre os pistões através de um controlo mecânico. Simultaneamente, as engrenagens internas giram. Por meio de uma rosca na haste de acionamento dos pistões, o curso do pistão é reduzido na direção das pastilhas de travão. Quando o travão é libertado, as engrenagens permanecem na posição, reduzindo o intervalo de ar. Este movimento permite um ajuste automático que garante que o travão seja ajustado uniformemente em ambos os lados e o intervalo de ar permaneça constante.

Kit completo de reparação

A Diesel Technic aconselha a substituição do kit completo de reparação se os pistões estiverem presos ou as buchas danificadas. O kit da DT Spare Parts inclui duas buchas, sapatas, pinos e pistões. “Mesmo que apenas um lado esteja afetado, deve-se sempre substituir ambos”, esclarece o Parts Specialist, Kevin.

Uma anomalia habitual que se observa em condições reais consiste no facto de estar um pistão rígido num dos lados, especialmente nos eixos que funcionam com menos frequência, como os eixos de arrasto.

Mesmo superfícies de apoio desgastadas no suporte do travão podem levar ao desgaste irregular das pastilhas de travão. “Ao substituí-las, certifique-se de que sejam instaladas de acordo com as especificações do fabricante. Preste atenção aos torques especificados e use ferramentas especiais”, recomenda Kevin.

No final de cada reparação é importante realizar uma verificação final dos travões no banco de testes para garantir que o sistema está a funcionar corretamente.