A Diesel Technic explica o funcionamento da servo-embraiagem dos camiões, autocarros e furgões, assim como recomendações úteis sobre a sua montagem.
A servo-embraiagem tem a função de amplificar proporcionalmente a força do pedal, utilizando o sistema de ar comprimido do veículo durante o processo de desacoplamento.
Assim, quando é acionado o pedal de embraiagem, o movimento do pistão faz aumentar a pressão que se acumula no cilindro mestre da embraiagem, que passa pela linha hidráulica até ao cilindro “escravo”.
A partir daqui, a pressão é retransmitida para um mecanismo que faz abrir a embraiagem, além de interromper o fluxo de energia do motor para a transmissão.
Segundo a Diesel Technic, as superfícies de rolamento lisas e a utilização de materiais de vedação de alta qualidade garantem um longo ciclo de vida.
Outra vantagem é que os cilindros mestre e escravo já estão ligados, pré-ligados e sangrados, prontos para a utilização. Isso reduz o tempo de reposição e reparação das peças.
Passo a passo
Para uma correta reparação da servo-embraiagem, a Diesel Technic dá alguns conselhos úteis. O primeiro passo consiste na substituição dos cabos de ligação antes da montagem. Se estiver contaminado ou fora de prazo deve ser substituído, utilizando sempre equipamentos aprovados.
Seguidamente devem ser verificado a existência de danos no funcionamento do pedal, assim como a função de ativação elétrica e o fornecimento de ar.
LEIA TAMBÉM
Diesel Technic. Luís Ribeiro é o novo diretor comercial para Portugal
Torções nas condutas de ar ou nos contactos elétricos podem provocar o mau funcionamento do sistema de servo-freio.
Este produto da Diesel Technic está disponível na gama da DT Spare Parts com a referência 790580.