Publicidade

MAN reforça digitalização das novas gamas de camiões

Texto: Carlos Moura
Data: 27 de Julho, 2021

A MAN está a reforçar a digitalização das novas gamas de camiões com a introdução de novas soluções tecnológicas, destacando-se a introdução de câmaras exteriores ou o assistente de direção MAN CruiseAssist, que oferece condução autónoma de nível 2.

A MAN Truck & Bus reforçou o nível de digitalização das novas gamas de camiões com a introdução de novas soluções tecnológicas como o MAN OptiView, que substitui os tradicionais espelhos retrovisores, o assistente de direção MAN CruiseAssist ou as atualizações remotas (over the air) MAN Now, entre outras. 

O MAN OptiView, que pode ser encomendado a partir de outubro, funciona com câmaras, instaladas na parte frontal e nas laterais, as quais transmitem as imagens para dois ecrãs de elevada resolução nos pilares A e também no ecrã do sistema multimedia. O motorista tem à sua disposição várias opções de visualização, eliminando cada um os ângulos mortos. A função de assistência na viragem também está integrada no conceito do ecrã.

Por sua vez, o assistente de direção MAN CruiseAssist, que funciona em conjunto com o assistente para prevenção de colisões, permite ao motorista conduzir, travar e acelerar os camiões TGX e TGS, de forma independente do trânsito. Este sistema oferece uma condução autónoma de nível 2, diminuindo o stress, mas, por razões legais, obriga o motorista a manter sempre as mãos no volante. Ambos os sistemas já estão disponíveis no MAN TGX e TGS, e, a partir de outubro, também estarão no MAN TGM.

No capítulo mecânico, a MAN desenvolveu uma nova função de ajuste dinâmico do binário que permite uma redução do consumo de combustível até 3,7% em combinação com a caixa MAN TipMatic de 12 velocidades, a câmara MAN OptiView e a nova persiana para o TGM e as cabinas GX.   

Atualização do MAN Perform

A MAN também anunciou a atualização no segundo semestre da ferramenta de análise e monitorização do motorista e do veículo MAN Perform, que passará a oferecer novos recursos como a frota automatizada, relatórios do motorista e capacidade de integração de dados adicionais de desempenho.

No campo da assistência, se o sistema de gestão de manutenção digital MAN ServiceCare detetar a eventualidade de uma falha no veículo, essa informação é transmitida ao ServiceCare Centre da MAN, que, por sua vez, entra em contacto com os clientes em tempo útil para evitar o surgimento de uma avaria. 

LEIA TAMBÉM
Serviço digital MAN Now estreia atualizações remotas de software

A MAN Driver App, que oferece apoio no controlo da partida e relatórios de danos, também oferece novas funções, recomendações de ação para um estilo de condução económico e, em conjunto com o serviço Perform, explicações das avaliações da análise individual do estilo de condução pela app. Isto permite que os motoristas usem a nova geração de camiões MAN com ainda mais conforto e as empresas de transporte beneficiem de uma eficiência ainda maior.