Dodge Charger pode recuperar o bloco V8 Hemi… quando couber!

Depois de ter sido descartado pelo próprio CEO da Stellantis, eis que, com a saída de Carlos Tavares da liderança do grupo, não faltam pressões para que o emblemático motor V8 Hemi regresse ao Dodge Charger. Ainda que e para isso, seja preciso arranjar, primeiro, forma de o fazer caber no espaço sob o capot!…

Reconhecido há muito como um dos mais emblemáticos muscle-cars norte-americanos, o Dodge Charger não conseguiu escapar ao evoluir dos tempos e viu-se, inclusivamente, obrigado a tornar-se mais “verde”. Nomeadamente, dispensando, na nova geração apresentada já este ano, o “anacrónico” bloco V8 5,7 litros Hemi, para passar a oferecer, em seu lugar, um menos exuberante, mas também menos poluente, V6.

Apesar de oferecendo os mesmos 500 cv do Hemi versão standard, a verdade é que os fãs americanos da Dodge recusaram-se a aceitar a troca e continuaram a bradar pelo “velhinho” V8. Tendo, entretanto, já conseguido que a marca repensasse a possibilidade de fazer ressuscitar o Hemi.

Contudo e segundo explica o site norte-americano Jalopnik, tal possibilidade poderá não ser muito fácil de concretizar, uma vez que, nas abordagens já levadas a cabo pelos engenheiros, surgiram, desde logo, dois obstáculos significativos: primeiro, o motor não corresponde àquilo que foram os esforços de evolução que o fabricante quis implementar no modelo, de forma a que pudesse ter uma existência mais longa, e, segundo, nem sequer cabe no espaço existente sob o capot do novo Charger.

De resto e se, no primeiro caso, a solução até poderia passar por um reformular da abordagem, apresentando o novo Charger como um dos últimos representantes de um Tempo já passado, mas que ainda congrega bastantes fãs (opção que, diga-se, também significaria um menor tempo de vida), já quanto ao segundo impedimento, as dificuldades apresentam-se bem mais difíceis de ultrapassar. Desde logo, porque o aumento do espaço existente sob o capot implicaria um repensar e refazer de toda a base do carro, de forma a fazer crescer o berço do motor e a firewall, com todos os (elevados) custos financeiros que isso certamente implicaria.

Depois e uma vez já gastos alguns milhões no reconstruir do conjunto, a Dodge teria ainda de investir mais alguns milhares na realização de novos testes, cujos resultados até poderiam obrigar a mais alterações… e gastos.

Dodge não comenta

Confrontado com estas notícias, um porta-voz da marca norte-americana recusou-se a fazer qualquer comentário, afirmando apenas que “a Dodge está focada no lançamento dos novos modelos elétricos Charger Daytona, bem como das variantes Charger Sixpack Ice, ambos a lançar no próximo ano. Além disto, não existe mais nada para partilhar em relação a potenciais produtos futuros”.

Embora estas declarações não confirmem, nem refutem, as notícias iniciais, as dificuldades entretanto apontadas levam a crer que, mesmo com muita desilusão da parte dos fãs do modelo, um Charger com motor Hemi dificilmente acontecerá.

A não ser em unidades da geração anterior, das quais, assegura o site Carscoops, ainda há bastantes, à espera de interessados, nos concessionários.