Mobieco

Publicidade

É o fim de uma era… Dodge confirma conversão do ‘muscle car’ Charger em EV

Texto: Francisco Cruz
Data: 1 de Agosto, 2022

Hoje em dia já um dos últimos representantes da era dos chamados ‘muscle cars’ que a América deu a conhecer ao mundo, os Dodge Charger e Challenger acabam de ser oficialmente engolidos pela voracidade dos novos tempos – não, não vão acabar; vão, sim, tornar-se exclusivamente elétricos (EV)…

A notícia, que certamente desiludirá muitos dos petrolheads deste mundo, foi já oficialmente confirmada pela marca norte-americana, hoje em dia pertença do grupo Stellantis. A qual confirmou não apenas o desaparecimento do não menos icónico motor V8 Hemi, como também dos Dodge Charger e Challenger com motores de combustão.

Contudo e apesar desta espécie de “sentença de morte”, a Dodge não avançou, ainda, até quando pensa produzir os atuais Charger e Challenger com bloco Hemi. Sendo que, os rumores, apontam no sentido de que tal só aconteça lá mais para o final da presente década.

Dodge Charger Hellcat
O Dodge Charger Hellcat SRT com os 707 cv de potência… mínimo

Recordar, igualmente, que a Dodge já havia confirmado a eletrificação daquela que é uma das pick-ups americanas de maior sucesso em terras do Tio Sam, a Ram 1500. A qual passará, assim, a concorrer directamente com propostas 100% elétricas como a Ford F-150 Lightning ou a Chevrolet Silverado EV.

LEIA TAMBÉM
1400cv são o resultado do primeiro Dodge Challenger Demon TwinTurbo

Quanto aos ‘muscle cars’ Charger e Challenger, a Dodge tem previsto que venham a conhecer novas gerações já em 2024, o que, diga-se, pode antecipar consideravelmente a chegada as versões EV. Agora, se serão, ou não, comercializadas, nos primeiros tempo, lado-a-lado com as versões de combustão, é algo que ainda não foi revelado.

Seja como for, a notícia da transição de ambos os modelos para uma mobilidade 100% elétrica, é algo que, conforme também recorda o site Motor1, já paira no ar há algum tempo. Especialmente, depois da Dodge ter começado a divulgar alguns teasers de um potencial ‘muscle car’ de duas portas 100% elétrico.

Também a Ram 1500 vai ter uma versão 100% elétrica... essa, sim, com hipóteses de comercialização na Europa
Também a Ram 1500 vai ter uma versão 100% elétrica… essa, sim, com hipóteses de comercialização na Europa

No entanto e quando esses teasers surgiram, a ideia generalizada era de que as imagens anunciavam um modelo EV totalmente novo, para ser comercializado lado-a-lado com as versões mais desportivas e de combustão, tanto do Charger, como do Challenger.

Afinal, parece que, ao invés de conviver com estes, o novo ‘muscle car’ 100% elétrico da Dodge irá, mesmo, substituí-los…