Publicidade

Apesar dos 2.000 cv. Primeiro Devel Sixteen para cliente não vai além de um V8

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Junho, 2022

Depois das expectativas colocadas lá bem no alto, graças à apresentação feita com um protótipo equipado com um avassalador V16 a prometer mais de 5.000 cv, eis que a Devel Motors apresenta o primeiro Sixteen para cliente… equipado com um mais “modesto” V8 e a prometer pouco mais de 2.000 cv.

Quase dez anos após o desvendar do primeiro protótipo, eis que o pequeno fabricante árabe Devel Motors dá a conhecer o primeiro Devel Sixteen para entrega a cliente, numa altura em que a marca ainda leva a cabo as últimas afinações no carro. As quais, diga-se, só não permitirão alterar uma dura realidade: o primeiro hiperdesportivo nascido dos Emirados Árabes Unidos não será entregue com o prometido V16, mas, apenas, com um “mero” V8.

Segundo avança a youtuber Supercar Blondie, que foi uma das poucas pessoas a conduzir o protótipo do Devel Sixteen com bloco V16, com base em informações obtidas junto do fabricante, terá sido o próprio cliente a não querer o V16, mas antes um V8. Hipótese que, diga-se, já estava prevista desde o início do projecto, o qual foi desenvolvido com base na possibilidade do modelo, tanto poder acoplar o impressionante V16 a prometer cerca de 5.000 cv, como um V8 Twin-Turbo feito à medida.

O Devel Sixteen em pista
O Devel Sixteen em pista

Assim, este primeiro Devel Sixteen apresenta-se naquela que será, à partida, a versão base do modelo, impulsionada por um V8 Twin-Turbo a prometer cerca de 2.000 cv de potência. Ainda que e conforme também assume o fabricante, nesta fase de afinações, ainda não terá sido atingida esse nível de potência… tal como não estarão ainda assegurados os 400 km/h de velocidade máxima.

LEIA TAMBÉM
A anunciar 1.500 cv… mínimo! Irreal Devel Sixteen já acelera na Europa

Apesar deste facto, a Devel Motors deixa igualmente a promessa de que, o segundo carro para cliente, cujo data de chegada não foi revelada, terá, mesmo, um V16 12,3 litros. Ainda que já não a debitar os inicialmente prometidos mais de 5.000 cv, mas apenas qualquer coisa como 3.041 cv.

Valor, ainda assim, reconheça-se, bastante impressionante para um carro de estrada….