Potente... e exclusivo. Cupra Formentor VZ5 exibe-se na neve!

Cupra mais potente de sempre, o Formentor VZ5 aproveitou a aproximação do Natal para conhecer a terra do Pai Natal e divertir-se na neve!

Proposta mais potente da Cupra até ao momento, o igualmente exclusivo Formentor VZ5 aproveitou a aproximação do Natal para dar um pulo até à Lapónia, a terra do Pai Natal, para alguns momentos de diversão na neve e no gelo. Momento registado em vídeo em que, apesar do gélido manto branco, consegue aquecer qualquer apaixonado por automóveis!

Equipado com um bloco de cinco cilindros de origem Audi, neste caso a debitar 390 cv de potência, o Cupra Formentor VZ5 é um projecto de produção limitada, do qual a marca espanhola de performance decidiu produzir não mais do que 7.000 unidades. Todas elas concebidas para uma diversão sem limites ao volante, mesmo em pisos onde a aderência é pouco menos do que nula, como é o caso dos gelos que, por esta altura, cobrem, em particular, o norte da Finlândia.

A demonstrá-lo, a exibição que o SUV desportivo espanhol decidiu fazer numa pista gelada em Rovaniemi, cidade finlandesa na Lapónia, onde, com o piloto catalão Jordi Gené ao volante, o Formentor VZ5 mostrou que, graças também à eficácia do seu Launch Control, nem mesmo o piso fortemente escorregadio consegue anular a intensidade proporcionada por um SUv desportivo que consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,2s!

O Cupra Formentor VZ5 foi até à Lapónia exibir-se na neve
O Cupra Formentor VZ5 foi até à Lapónia exibir-se na neve

"O nome do modelo é VZ5, e em espanhol VZ significa veloz, e posso assegurar-vos que este carro é muito, muito rápido. Num percurso escorregadio como aquele em que estamos agora com as suas complicações de aderência, o carro ainda consegue atingir uma velocidade realmente incrível", comenta o piloto da Cupra Jordi Gené, que destaca, igualmente, as capacidades do modo de condução Drift também presente no SUV, E que, graças a facilidade de transferência de potência entre as rodas traseiras direita e esquerda, e vice-versa, leva a que o Formentor consiga fazer trajectórias mais longas nas curvas, realizando drifts perfeitos.

"Para mim é uma das melhores características que temos neste carro. É sempre necessário utilizá-lo num circuito fechado, porque é como conduzir um carro de corrida. É perfeito para as condições aqui e o carro é realmente muito desportivo. Esta é uma das experiências mais divertidas que alguma vez tive", comenta o piloto.

LEIA TAMBÉM
Agendado para 2024. Cupra Terramar mostrado entre aqueles que o vão fabricar

Finalmente e a acompanhar um poder de aceleração que permite ao Formentor VZ5 atingir velocidades de 250 km/h (limitada eletronicamente), um sistema de travagem à altura das necessidades, com discos de 18" montados em jantes de liga leve de 20" e pistões Akebono de seis pinças (375mmx36mm),  a garantir "uma potência de travagem superior".

"Isto dá-nos uma sensação de pedal muito boa e uma desaceleração muito boa também. A melhor maneira de testar isto é fazer uma manobra de travagem de emergência. Levo o carro até à potência máxima, e depois travo com força… e o carro pára rapidamente, mesmo nas condições mais difíceis, mais escorregadias. A sua capacidade de travagem é soberba", conclui o piloto. Dúvidas? Se calhar, o melhor é mesmo ver o vídeo...

https://youtu.be/xhixnqXuCP8