Como o Audi e-Tron recupera energia e usa o ‘Boost Mode’

Texto: Miguel Policarpo
Data: 9 Agosto, 2018

A data de estreia do Audi e-Tron (17 de setembro, após adiamento) aproxima-se e a marca germânica já começou a revelar as capacidades e as especificações do SUV elétrico. Saiba como funciona o sistema de recuperação de energia inovador do modelo e conheça o ‘Boost Mode’.

O Audi e-Tron dispõe de um sistema de recuperação de energia inovador, demonstrado e explicado pelo fabricante germânico na célebre rampa de Pikes Peak. Este sistema consegue recuperar até 30% da capacidade da bateria e, em descidas, o SUV elétrico tem a capacidade de acrescentar um quilómetro de autonomia por cada quilómetro percorrido. A tecnologia inovadora revela-se ainda noutros parâmetros, inclusive no ‘Boost Mode’ – uma espécie de “nitro” disponível durante 8 segundos que explora todo o potencial dos dois propulsores do automóvel.

Ainda em relação ao sistema de recuperação de energia, a Audi enfatiza que existem três modos de funcionamento. São eles o da recuperação de energia em travagem, com uma suave transição entre a desaceleração elétrica e hidráulica, o da recuperação de energia à vela, com capacidade de previsão da orografia da via, e ainda o da recuperação de energia “à vela” manual, através da utilização das patilhas de volante da caixa automática.

Leia também: Audi aquece PB18 e-Tron para Pebble Beach

A marca dos quatro anéis explicou também como funciona o ‘Boost Mode’. Neste ponto, importa referir que o Audi e-Tron dispõe de dois propulsores elétricos, que desenvolvem uma potencia total de 360cv e um binário de 561 Nm. No entanto, graças ao referido modo, o condutor terá à sua disposição um incremento da potência para os 408cv e 664 Nm de binário – durante, no máximo, oito segundos.

Outras especificações confirmadas pela Audi apontam para um pacote de baterias de 95 kWh e uma autonomia superior a 400km por carregamento. O e-Tron consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos, garante a marca, sem mencionar números precisos. Desempenho, tecnologia e emissões 0, a família e-Tron promete despertar emoções…

Leia também: As funcionalidades dos retrovisores digitais do Audi e-Tron

Partilhar