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Como funciona a injeção de água no motor

Texto: Nuno Fatela
Data: 10 de Janeiro, 2019

Introduzida nos tempos recentes pelo BMW M4 GTS, esta solução ajuda a aumentar a potência e resposta do turbo sem prejudicar os componentes, a combustão ou a fiabilidade do motor. Veja agora em vídeo como funciona a injeção de água no motor

Em 2015 a BMW introduziu com o M4 GTS uma tecnologia, desenvolvida pela Bosch e disponível também para outros fabricantes, que permite a injeção de água no motor. Bem sabemos que habitualmente ter água a circular pelo motor não é algo positivo, mas neste caso foi encontrada uma solução que garante melhor resposta do propulsor sem causar qualquer dano. É verdade que a injeção de água no motor não foi descoberta agora (a Oldsmobile já a usou nos anos 60), mas ela ressurge e foi explicada pelo “guru do youtube” sobre tecnologias do automóvel. Falamos de Jason Fenske, do canal Engineering Explained.

É explicado que o sistema recorre a três injetores colocados no coletor de admissão (a Porsche faz o mesmo com o 911 GT2 RS, mas nos intercoolers). Isso, juntamente com as altas temperaturas de funcionamento do motor, explicam que a água seja imediatamente evaporada quando chega à câmara de combustão. Mas ela vai aumentar a densidade do ar, por estar a temperaturas inferiores, e também reduzir, em cerca de 25º Celsius, a temperatura de combustão. O resultado é um aumento do boost do turbo e redução do tempo para a ignição, sem que isso cause danos para a fiabilidade do motor a longo prazo. aliás, por reduzir as temperaturas até ajuda a prolongar a vida de componentes como pistões, válvulas e turbo. A chave está num depósito de cinco litros de água destinada que deve ser enchido, numa utilização “normal” em estrada aberta, a cada seis ou oito abastecimentos de combustível. Mas em pista, como tivemos oportunidade de comprovar, basta um depósito para evaporar todo este líquido…

Como recordou a BMW quando lançou o M4 GTS, esta injeção de água no motor permitiu aumentar a potência do desportivo para os 500cv e o binário para os 600Nm, mas manter as emissões ao nível do M4 “regular”. Além de permitir um aumento do poder do motor em cerca de 10%, outra vantagem é a possibilidade de implementar taxas de compressão mais elevadas. Ou seja, um mundo de vantagens…

 

Fonte: BMW e Road&Track