Publicidade

Marcas premium. BMW aumenta vantagem sobre a Mercedes-Benz

Texto: Carlos Moura
Data: 15 de Janeiro, 2024

Na disputa pela liderança mundial das marcas premium mais vendidas em 2023, a BMW aumentou a sua vantagem sobre a Mercedes-Benz. Na luta pelo terceiro lugar, a Tesla aproxima-se perigosamente da Audi. 

A BMW voltou a ser a marca de automóveis premium mais vendida no mundo e aumentou a sua vantagem sobre a Mercedes-Benz, enquanto na disputa pelo lugar mais baixo do pódio a Tesla quase ultrapassava a Audi.

As vendas globais da marca BMW aumentaram 7,3% em 2023 e atingiram um recorde de 2 253 855 unidades. Nos veículos elétricos, as vendas subiram 92% para 330 956 unidades. O BMW Group, que também inclui as marcas Mini e Rolls-Royce, comercializou um total de 2 555 341 veículos, mais 6,5% do que em 2022.

As vendas da Mercedes-Benz mantiveram-se estáveis em 2023, com 2 042 800 unidades entregues, número semelhante ao de 2022. A marca de Estugarda foi penalizada pela escassez de componentes para os sistemas híbridos suaves de 48V e as alterações nos novos modelos comprometeram as entregas, especialmente no quarto trimestre.

As vendas de veículos elétricos da Mercedes-Benz subiram 73% até às 222 600 unidades. As vendas totais do Mercedes-Benz Group, que inclui Mercedes-Benz Vans e Smart, chegaram às 2 491 600 unidades, um crescimento de 1,5%. Nos comerciais, a marca de Estugarda registou uma subida de 8% para 447 800 unidades, um novo recorde.

Audi e Tesla discutem pódio

Na Audi, por sua vez, viu as vendas aumentarem 17% para 1 895 240 unidades, já que os constrangimentos na cadeia de abastecimento começaram a diminuir. As vendas de veículos elétricos a bateria cresceram 51% para 178 mil unidades.

O crescimento da Audi em 2023 foi à justa para se defender dos ataques da Tesla, que vendeu 1 808 581 carros, mais 38%. Será de referir que o Model 3 e o Model Y representaram 96% do total.

Outro ano de crescimento idêntico da Tesla poderá constituir uma ameaça para a liderança da BMW. Apesar da Tesla ter lançado o Cybertruck, os analistas consideram que o volume de vendas não deverá ser significativo.  

LEIA TAMBÉM
Entre os premium. Mercedes continua sem rival em Portugal

A Lexus, marca premium da Toyota, ainda não divulgou os resultados finais de 2023, mas nos primeiros onze meses as vendas subiram 28% face a período homólogo de 2022 para 741 112 unidades. Por sua vez, as vendas mundiais da Volvo em 2023 ascenderam a 708 116 unidades, um crescimento de 15% face ao ano anterior e um novo recorde para a marca.