Mobieco

Publicidade

Citroën ë-SpaceTourer já está à venda em Portugal

Texto: Carlos Moura
Data: 27 de Outubro, 2020

No âmbito da sua ofensiva de eletrificação de toda a gama, a Citroën iniciou a venda em Portugal do ë-SpaceTourer, um veículo elétrico de transporte de passageiros proposto em dois comprimentos de carroçaria, dois níveis de equipamento e duas capacidades de bateria. Preços já são conhecidos.

A Citroën já está a aceitar encomendas para o novo veículo elétrico de transporte de passageiros ë-SpaceTourer, estando prevista a chegada das primeiras unidades para o mês de dezembro.

O novo Citroën ë-SpaceTourer possui caraterísticas semelhantes às da versão com motor de combustão e está a ser comercializado em dois comprimentos de carroçaria – M e XL – que permitem receber a bordo até nove pessoas.

A gama nacional é proposta em dois níveis de equipamento: Business, vocacionado para profissionais do transporte (navettes de hotel, táxis, TVDE, transporte de colaboradores); Feel, direcionado para as famílias numerosas e para quem gosta de viajar em grupo. As versões Business permitem transportar até nove pessoas, enquanto nas versões Feel a lotação vai até aos oito ocupantes.

O Citroën ë-SpaceTourer Business pode ser configurado em função das necessidades operacionais, estando dotado com três filas de bancos, sendo a última rebatível assimetricamente (2/3-1/3), enquanto a do meio tem bancos e rebatíveis.

Esta versão profissional carateriza-se por oferecer um nível de equipamento completo, destacando-se o carregador de bordo de 7,4 kW monofásico, o cabo de carregamento Modo 2 (monofásico para tomadas reforçadas, com 6 m de extensão, 8A), ar condicionado manual, Citroën Connect Radio DAB (touchscreen de 7’’), Citroën Connect Box, retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente, ajuda ao estacionamento traseiro.

LEIA TAMBÉM
Grupo PSA lança versões 100% elétricas em toda a gama de comerciais

Exteriormente distingue-se pelo Pack Look (com pára-choques na cor da carroçaria), faróis de nevoeiro dianteiros, porta lateral esquerda traseira com janela e vidros laterais traseiros escurecidos.

Nível de equipamento Feel

Por sua vez, a versão Feel do Citroën ë-SpaceTourer oferece um ambiente ainda mais requintando, mantendo tudo o que está presente no nível Business, mas acrescentando elementos como a segunda fila de bancos rebatível assimetricamente com regulação em comprimento, função basculante e encostos transformáveis em mesa de trabalho, chapeleira, climatização automática.

Exteriormente, a dotação de série inclui faróis de nevoeiro dianteiros com a função de iluminação em curva (Cornering Light), Pack Visibilidade (faróis e limpa-vidros automáticos) e puxadores das portas na cor da carroçaria.

Citroën ëSpaceTourer Business
Citroën ëSpaceTourer Business

No capítulo mecânico, o Citroën ë-SpaceTourer vem equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm, estando dotado de um sistema de regeneração de energia durante as fases de desaceleração e travagem.

Em função das necessidades estão disponíveis três modos de condução: Normal (80 kW/ 210 Nm) que garante o melhor compromisso entre autonomia e prestações; Eco (60 kW / 190 Nm), que otimiza o consumo de energia, reduzindo o desempenho do ar condicionado e limitando o binário e a potência do motor; Power (100 kW / 260 Nm), sempre que é necessário circular com a carga máxima.

Duas capacidades de bateria

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio que está disponível em duas capacidades em ambas as versões de carroçaria (M e XL): 50 kWh, já disponível, que assegura uma autonomia de 230 km em ciclo WLTP; 75 kWh, a ser lançada em 2021, com uma autonomia de 330 km. A bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km para 70% da capacidade de carga.

Citroën ë-SpaceTourer Feel

Para recuperar a capacidade da bateria estão disponíveis três soluções de carregamento: doméstico, acelerado privado ou público com Wallbox; superrápido em postos públicos, permitindo carregar até 80% da bateria de 50 kWh em 30 minutos.

Em termos de preços, o Citroën ë-SpaceTourer Business M vai estar à venda a partir de 34.884 euros para empresas, com dedução integral do IVA, e a partir de 42.907 euros para particulares.

A versão Feel M custa cerca de mais 1100 euros para empresas e 1360 para particulares. A variante longa está disponível para empresas a partir de 35.384 euros e 36.493 euros nas versões Business e Feel. Já para particulares, os valores são de 42.523 euros para o Business XL e 44.886 euros para o Feel XL.