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Já o conduzimos. Citroën C5 X chega no verão com motores PHEV e gasolina

Texto: Ricardo Machado
Data: 19 de Março, 2022

Depois de ter sido anunciada para a primavera, a estreia nacional do Citroën C5 X foi reagendada para junho, em pleno verão. Estivemos em Barcelona para conhecer a nova berlina média da marca do Double Chevron e garantimos que a espera vai compensar.

A meio caminho entre uma berlina e uma carrinha com 4,8 metros de comprimento, o Citroën C5 X cativa pela postura dinâmica. Mesmo parado, as formas aerodinâmicas da carroçaria sugerem movimento. Uma sensação que a motorização híbrida confirma.

Apoiado por um motor elétrico, o bloco 1.6 PureTech de quatro cilindros a gasolina desenvolve 225 fogosos cavalos. Não chega a ter aspirações desportivas, mas tem aquela resposta na ponta do acelerador que facilita as ultrapassagens e deixa o transito para trás nos semáforos

O novo topo de gama da Citroën, o C5 X, chega a Portugal no verão
O novo topo de gama da Citroën, o C5 X, chega a Portugal no verão

Fruto da motorização híbrida, as voltas em cidade podem ser feitas sem qualquer emissão poluente. Embora a autonomia elétrica ultrapasse os 50 km não chegámos a tanto. Atravessámos Barcelona em modo híbrido, com o sistema a decidir qual o motor indicado para cada momento.

Suspensão mesmo confortável

A maior parte do percurso foi percorrida em modo elétrico, com a média a não passar dos 3,3 l/100 km. A autoestrada passou sem história ou ruído, com a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort e o isolamento dos vidros a manterem o habitáculo a salvo das agressões exteriores.

Interior do Citroën C5 X
A posição de condução é elevada. O bancos são muito confortáveis

Um filtro tão eficiente que se sente na falta de comunicação da direção. Uma falha particularmente notória na estrada de serra que concluiu o primeiro contacto com o Citroën C5 X. Embora não se negue a uma boa sequência de curvas, este terreno é claramente desfavorável ao novo topo de gama da Citroën.

Três motorizações a gasolina

O motor faz-se ouvir com muita intensidade. Mesmo optando pelo modo manual da caixa automática de oito velocidades. Nada que se aproxime de um desportivo, mas um verdadeiro choque depois do silencio dos quilómetros anteriores.

O C5 X vai estar disponível com motores PHEV e a gasolina

Para além do híbrido com bateria recarregável, disponível desde 44 653 €, o Citroën C5 X está disponível com uma motorização PureTech de 130 cv (desde 34 857 €). A partir de 41 157 € o Citroën C5 X PureTech de 180 cv apela aos adeptos das motorizações puras e duras a gasolina.