Publicidade

Repõe 400 km em 10 min. Chinesa CATL anuncia nova bateria LFP

Texto: Francisco Cruz
Data: 17 de Agosto, 2023

Hoje em dia um dos principais fornecedores mundiais de baterias para carros elétricos, o fabricante chinês CATL acaba de apresentar uma nova bateria de fosfato de ferro e lítio, ou LFP, capaz de, com um carregamento rápido de apenas 10 minutos, repor cerca de 400 km de autonomia.

Batizada de Shenxing, esta nova bateria tem chegada prevista ao mercado, segundo noticia a Automotive News Europe, lá mais para o final do ano. Ao passo que, os primeiros veículos equipados com esta solução, deverão começar a ser comercializados no primeiro trimestre de 2024.

“Prevemos que, através de um esforço contínuo, visando a melhoria do tecnologia e redução dos custos, a Shenxing venha a tornar-se uma solução standard em todos os veículos elétricos”, afirmou, em declarações reproduzidas pela mesma publicação, o director de tecnologia do departamento de E-Car Business da CATL, Gao Han.

Fabricante que mantém como principal cliente a norte-americana Tesla, a CATL tem lutado, nos últimos tempos, para manter a liderança no sector. Procurando fazer face não apenas contra a queda da procura e pressões dos fabricantes automóveis para cortar nos preços, como também relativamente à guerra de preços e desaceleração nas vendas de carros elétricos, já este ano.

Com a concorrência a crescer, igualmente, todos os dias, a empresa chinesa também tem sofrido sido alvo de um forte ataque da compatriota BYD, um fabricante de automóveis que produz baterias, não só para os seus próprios veículos, como começa, igualmente, a disponibilizar a sua tecnologia a outros construtores automóveis.

LEIA TAMBÉM
A partir de 2025. BMW vai usar baterias cilíndricas da chinesa CATL nos EV

Finalmente, a CATL viu ainda outras empresas de automóveis elétricos chinesas, como a Chongqing Changan Automobile ou a Guangzhou Automobile Group, trocarem de fornecedor e passarem a adquirir baterias junto de fornecedores mais pequenos, também como forma de reduzir custos.