Mobieco

Publicidade

Klog opera camião elétrico Scania para Ikea

Texto: Carlos Moura
Data: 26 de Junho, 2024

O primeiro camião elétrico da Scania para transporte regional a vir para Portugal foi entregue ao operador logístico Klog e destina-se a assegurar o transporte de mercadorias entre a fábrica da Ikea, em Paços de Ferreira, e o porto de Leixões.

A Klog adquiriu o primeiro de três camiões elétricos à Scania que se destina a fazer o transporte de mercadorias entre a fábrica da multinacional sueca Ikea, em Paços de Ferreira, e o porto de Leixões.

Esta operação tornou-se possível em termos económicos e práticos, após a análise das distâncias percorridas, do consumo de energia e do tempo de carregamento do camião elétrico a bateria.

No âmbito desta operação, a Ikea irá implementar um sistema de recolha e entrega, sendo o veículo deixado no armazém e substituído por um outro já carregado. O procedimento tem o objetivo de otimizar o tempo de disponibilidade operacional do veículo.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai disponibilizar um ponto de carregamento estratégico no porto de Leixões. A Ikea, por seu lado, prevê ter a infraestrutura de carregamento instalada num futuro próximo na fábrica da Ikea Industry.

Portugal pioneiro

A eletrificação resulta das negociações realizadas em 2023 pela Ikea com a cadeia de logística e de abastecimento da Scania. Esta operação de eletrificação será seguida por outras semelhantes destinadas ao transporte de produtos da multinacional sueca no sul de França e na Polónia.

“Para levar a cabo uma real transição para a descarbonização, devemos colaborar em toda a cadeia de valor”, afirmou Dariusz Mroczek, Gestor dos Transportes da Área de Categoria, Operações da Cadeia de Abastecimento da Ikea. 

“Isto constitui um exemplo claro de como, em conjunto, podemos reduzir as emissões de carbono e encontrar uma solução abrangente”, acrescenta.

Práticas ambientais sustentáveis

Por seu lado, Egídio Lopes, diretor-geral da Klog, sublinha que “está a ser feita história, pelo que estamos obviamente orgulhosos por sermos os primeiros em Portugal a realizar o transporte elétrico de mercadorias”. 

O responsável acrescenta que a Klog tem por objetivo ser reconhecida no mercado internacional como uma empresa de logística líder que proporciona aos clientes elevados níveis de qualidade e promove práticas empresariais e ambientais sustentáveis.

LEIA TAMBÉM
Novos camiões elétricos da Scania vêm com 520 km de autonomia

Por sua vez, Evalena Falck, Diretora de Gestão Estratégica de Contas da Scania, considera que o construtor sueco está empenhado em impulsionar a mudança no sentido de um sistema de transporte sustentável. 

“Embora a tecnologia esteja pronta, a sua implementação e expansão requerem frequentemente o trabalho conjunto dos intervenientes envolvidos. Esta colaboração revela como tal pode ser levado a cabo na prática, e espero que inspire outros a seguirem o exemplo”, explica responsável.