Porque se trata de um momento raro, confirmado, aliás, pelo facto de, na atual era Volkswagen, a marca apenas ter lançado dois modelos, esta é uma notícia impossível de ignorar: a Bugatti acaba de confirmar a estreia de um novo modelo. E já para meados de 2024!
A confirmação foi dada pela Directora de Comunicação da Bugatti, Nicole Auger, em declarações ao site Motor1, afirmando que o novo modelo será oficialmente desvendado já em meados de 2024.
Depois do Veyron lançado em 2005 e do Chiron em 2016, a Bugatti dá assim mais um passo rumo ao futuro, através da apresentação do apenas terceiro carro desenvolvido sob a égide do Grupo Volkswagen. O qual e ao contrário do que alguns esperariam, continuará a utilizar um motor de combustão; híbrido, assegurou já o fabricante, mas, ainda assim, a combustão.
De resto e sobre este último aspecto, até os próprios rumores se mostram contraditórios: enquanto uns afirmam que poderá vir a envergar um V16 8,3 litros naturalmente aspirado desenvolvido pela Cosworth, outros apontam para um bloco menor, estilo V12 ou V8. Certo, no meio de tudo isto, parece ser o fim do icónico W16.
Seja como for, o próprio CEO da Bugatti-Rimac, Mate Rimac, deixou já a garantia de que o mercado ficará “surpeendido” com o sucessor do Chiron, uma vez que, não só trará recursos nunca antes vistos, como também um trem de força “fortemente eletrificado” e baseado num “motor de combustão muito atraente”.
LEIA TAMBÉM
Nem precisa de carroçaria! Bugatti mostra de que é feito o Bolide
A somar a estas certezas, as declarações do então ainda director de design da Bugatti, Achim Anscheidt, em 2023, quando garantiu que este novo carro será “ainda mais incrível que o Mistral”, “proporcionalmente, tecnologicamente, em termos de inovação e imprevisivibilidade”. “Vai arrasar o mercado e a verdade é que é uma verdadeira alegria poder trabalhar num carro assim”, sentenciou.
Tudo começou em 2021
Recorde-se que a Bugatti está a trabalhar neste novo modelo desde 2021, tendo sido também o último trabalho de Anscheidt para a Bugatti, antes de se reformar, em 2023, após quase duas décadas de liderança do departamento de design da marca de Molsheim. Atualmente, essa responsabilidade está entregue a Frank Heyl.
Por outro lado e também graças a um processo de desenvolvimento longo, o carro, que poderá vir a tornar-se ainda mais exclusivo que os antecessores (do Veyron foram produzidas 450 unidades, enquanto do Chiron 500), terá sido já mostrado a alguns accionistas da empresa, durante um evento de portas fechadas, em Berlim, em novembro último.
Quanto à apresentação mundial, deverá ter lugar ainda em 2024, embora a entrega das primeiras unidades só esteja prevista lá mais para 2026.