Publicidade

Já para 2021. Bosch e Microsoft desenvolvem software para veículos conectados

Texto: Carlos Moura
Data: 26 de Fevereiro, 2021

Para responder às exigências da conectividade, a Bosch e a Microsoft estão a desenvolver uma plataforma de software para uma integração perfeita entre veículos e cloud.

A Bosch e a Microsoft estão a desenvolver um plataforma de software para conectar veículos à cloud para permitir uma integração perfeita. A parceria tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e implementação de software de veículo ao longo da sua vida útil, segundo os padrões de qualidade automóveis. 

Baseada no Microsoft Azure, a nova plataforma vai incorporar módulos de software da Bosch para possibilitar que o software seja desenvolvido e descarregado para as unidades de controlo e computadores dos veículos. 

A colaboração também terá o objetivo de criar ferramentas para aumentar a eficiência no processo de desenvolvimento de software, impulsionando a inovação e reduzindo os custos de desenvolvimento de software para veículos dentro e entre as organizações.

As principais vantagens desta plataforma para os condutores traduzem-se num acesso mais rápido a novas funções e serviços digitais. 

LEIA TAMBÉM
Bosch, Vodafone e Huawei fomentam carros inteligentes

A parceria combina a experiência em software, eletrónica e sistemas da Bosch com o conhecimento acumulado da Microsoft em engenharia de software e computação ma cloud.

A nova plataforma de software deverá ser disponibilizada para os primeiros protótipos de veículos até ao final de 2021.

Atualizações remotas

As novas tendências na indústria automóvel como a eletromobilidade, a condução autónoma e os modernos serviços de mobilidade implicam a utilização de um software cada fez mais robusto e complexo nas futuras gerações de veículos, mas também vão exigir atualizações frequentes no futuro.

Todavia, os requisitos de segurança rigorosos ao longo da vida útil do veículo tornam mais complexas as atualizações sem fio de software e serviços digitais para veículos.

A colaboração beneficiará do conhecimento da Bosch em arquiteturas elétricas e eletrónicas, unidades de controlo e computadores de veículos, algo que é necessário para atualizações de veículos remotamente. 

LEIA TAMBÉM
Disponível na Skoda. Bosch desenvolve alerta de condutor em contramão

Além disso, a empresa contribuirá com a sua experiência, bem como com produtos baseados em software e ferramentas de desenvolvimento para automóveis. Isto inclui o software básico e middleware para computadores de veículos e unidades de controlo, bem como módulos de software baseados na cloud para trazer atualizações remotas para frotas inteiras de veículos. 

A plataforma pré-integrada reduzirá significativamente a complexidade das atualizações remotas, que ajudam a garantir que o software de um veículo está sempre atualizado, graças ao facto das arquiteturas de software dos veículos e da cloud encaixarem agora de forma perfeita.