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Com sucessor já definido. BMW despede-se do i3 já em julho

Texto: Francisco Cruz
Data: 28 de Janeiro, 2022

Numa altura em que o modelo já deixou o mercado norte-americano, a BMW acaba de confirmar o fim daquele que foi o primeiro modelo 100% elétrico a bateria: o i3. Mais precisamente, já para julho.

A confirmação do fim da produção do i3 foi dada, pela própria BMW, à publicação norte-americana Drive, acrescentando que, os últimos exemplares do modelo, deverão deixar a linha de montagem, já no próximo mês de julho.

Numa altura em que já deixou de ser comercializado, quer do outro lado do Atlântico, quer no continente australiano, a marca alemã coloca, assim, um ponto final num modelo que, aliás, ainda em 2020, havia sido alvo de um aumento na produção. Então e segundo avançou a BMW, com o propósito de responder a um crescimento na procura.

Lançado no mercado em 2013, o BMW i3 despede-se dos consumidores já este ano de 2022
Lançado no mercado em 2013, o BMW i3 despede-se dos consumidores já este ano de 2022

De resto, também na altura, a marca de Munique garantiu que o i3 continuaria em comercialização, pelo menos, até 2024. Algo que, pelos vistos, já não acontecerá.

Recordar que o BMW i3 é fabricado, atualmente, apenas na unidade fabril de Leipzig, Alemanha. No entanto e com o fim da montagem do EV, em julho, a fábrica deverá passar a produzir a próxima geração do Mini Countryman, cuja chegada ao mercado está prevista para a segunda metade de 2022.

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Em termos de oferta, no line-up da BMW, o i3 deverá ser indirectamente substituído pelo futuro iX1, um crossover 100% elétrico baseado na terceira geração do conhecido X1. E que, embora com produção prevista, inicialmente, para a fábrica alemã de Regensburg, onde se manterá até 2024, passará, a partir daí, a ser fabricado na unidade fabril de Debrecen, na Hungria.

E tudo começou em 2013…

Ainda sobre o i3, recordar que foi lançado no mercado em 2013, cerca de dois anos após ser desvendada a versão final de produção, com a particularidade de apresentar uma construção em fibra de carbono, acrescida de três tamanhos distintos de bateria e autonomias que iam dos 130 aos 246 quilómetros. Sendo que, entre 2014 e 2018, a marca alemã chegou a comercializar uma versão com extensor de autonomia, mas que acabaria por ser descontinuada.

O BMW i3 com extensor de autonomia acabou tendo vida curta, devido ao sucessivo aumento da capacidade da bateria da versão standard
O BMW i3 com extensor de autonomia acabou tendo vida curta, devido ao sucessivo aumento da capacidade da bateria da versão standard

Ao longo da sua existência, o BMW i3 vendeu qualquer coisa como 250 mil unidades.