Mobieco

BMW eDriveZones vai dar dinheiro

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 Junho, 2019

Quando chegarem às designadas zonas livres de emissões, os híbridos de Plug-In da BMW vão passar a modo elétrico e evitar que saiam gases poluentes do seu tubo de escape. E, o melhor de tudo, é que esses momentos de condução vão garantir créditos para o carregamento de veículos elétricos.

A BMW está a organizar o evento #NextGen em Munique, e aproveita esta ocasião para revelar diversas novidades sobre as suas tecnologias para o futuro. Além da antevisão ao sucessor do BMW i8, com o Vision M Next Concept, outra das novidades prende-se com o modo elétrico dos híbridos de Plug-In da marca. Estes modelos, englobados na gama iPerformance do fabricante bávaro, vão a partir do próximo ano reconhecer as zonas onde não podem poluir, accionando automaticamente o modo de condução elétrico.

 

Esta opção prepara já os modelos da BMW para a introdução das designadas “green zones” em que apenas se poderá circular sem emissões poluentes. Reconhecendo através da navegação que vão entrar numa dessas vias, é acionada de forma automática a função eDrive Zones. Desta forma, mesmo contando com motor de combustão, os híbridos de Plug-In bávaros vão poder aceder às zonas reservadas para veículos elétricos, já que tiram partido da autonomia elétrica. A função BMW eDrive Zones está já a ser testada na Holanda. Além disso, a marca revelou também vantagens desta solução de cariz ambiental, como a maior eficiência dos modelos e a redução dos custos de utilização para os proprietários dos PHEV.

Mas a maior surpresa prende-se com a gratificação de quem accione a função BMW eDrive Zones. Segundo explica a marca, quando o condutor entre nestas áreas passará a ganhar “valiosos pontos de bónus iMiles pelo cumprimento de cada secção de condução em modo elétrico dentro das BMW eDrive Zones”. Depois, esses pontos poderão ser convertidos em créditos-extra para pagar o carregamento dos veículos nos postos da ChargeNow. Sem dúvida, um bom incentivo para que os condutores optem por um estilo de condução mais ecológico.

 

Veja também:

BMW híbridos ocupam o palco em Genebra
Novo BMW X5 híbrido revelado
BMW Vision M Next antevê o herdeiro do i8

 

Fonte: AutomotiveNews Europe e BMW