BMW Vision M Next antevê o herdeiro do i8    

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 Junho, 2019

Foi apresentado o novo concept desportivo da marca bávara, com o Vision M Next a deixar pistas sobre o que poderá surgir no modelo que substituir o BMW i8

A BMW apresentou um novo protótipo de vocação desportiva que mostra o grande potencial para um sucessor do i8. Também híbrido e com 600cv de potência, o BMW Vision M Next inspira-se ainda em outros dos grandes ícones da marca bávara, o mítico M1. Enquanto o exterior procura evoluir algumas das traves mestras do design, a bordo destaca-se a total ausência de controlos físicos, numa atmosfera marcadamente tecnológica em que nada distrai o condutor daquilo que é mais importante: a estrada onde vai passar bons momentos ao volante.

A marca de Munique não revelou muitos detalhes sobre a motorização deste concept, que foi batizado com a mesma designação dos anteriores Vision iNext e iVision Dynamic Concept. No entanto, confirma 600cv de potência extraídos da combinação entre um bloco de quatro cilindros a gasolina e motor (ou motores…) elétricos. O que significa um salto de mais de 200cv em comparação aos 374cv do atual i8. Além disso, a marca promete ainda doses extra de potência através de um sistema Boost +.

O resultado desta combinação híbrida serão acelerações 0-100 km/h em 3,0 segundos, enquanto a velocidade máxima estará nos 300 km/h. No entanto, reconhecendo que não podemos passar a vida toda no circuito, a marca decidiu preparar também o BMW Vision M Next para a vida nas cidades do futuro. Para tal garante uma autonomia elétrica de 100km, suficiente para andar sem problemas de emissões poluentes nos grandes centros urbanos.

A estética deste concept procura reinterpretar alguns dos cânones estéticos da casa bávara. O maior exemplo disso está na icónica grelha, que aqui surge amplamente iluminada. E, falando de luzes, uma das maiores novidades está nos grupos óticos, onde surge a tecnologia ‘Laser Wire’ com recurso a fibra de vidro revestida de fósforo. O potencial desta solução fica demonstrado tanto pelos esguios contornos dos focos dianteiros como pela maneira como o símbolo da BMW surge embutido nas óticas traseiras. Um último destaque na imagem está para o teto com as três aberturas, que se inspira nas formas do BMW M1.

A bordo a grande pergunta é: onde estão os botões? Tão despido de comandos físicos como se estivesse na Praia do Meco, o habitáculo é totalmente focado no condutor. Afinal, é para ele que surgem três ecrãs montados diretamente no volante, acima dos quais ainda se podem ver projetadas informações do head-up display.

Como se pode ver, este é um carro pensado apenas para o prazer de conduzir, onde tudo aquilo que seja acessório e cause peso deve ser deixado em casa. Para garantir isso, até os espaços de arrumação a bordo do BMW Vision M Next Concept são exíguos, limitando-se a pequenas aberturas nas portas. Onde, apesar de tudo, cabem tanto o smartphone como as luvas que pode usar para se sentir ainda mais como um piloto quando entra em circuito com este desportivo híbrido…

 

Veja também:

Ao volante do novo BMW i8 Roadster
BMW Vision iNext – O futuro será assim…
BMW iVision Dynamic Concept: Um futuro GT elétrico
BMW Vision e3Way apresenta conceito de estrada elevada
Novos M8 Coupé têm o motor mais potente da BMW (com vídeo)