Hipercarro da Bertone utiliza combustível produzido com… lixo

Para comemorar o 110º da Bertone, a empresa lançou o GB110 que tem a particularidade de utilizar biocombustível produzido a partir de lixo

Para comemorar o 110º da Bertone, a empresa lançou o hipercarro GB110 que tem a particularidade de utilizar biocombustível produzido a partir de lixo plástico. A sua exclusividade será ainda assegurada por uma produção limitada a 33 unidades.

Todos os anos, o Top Marques Monaco atrai todo o género de criações loucas e impressionantes rapidíssimos supercarros e a edição de 2024 não foi exceção. A Bertone aproveitou o evento para estrear o seu mais recente supercarro GB110.

Esta criação da Bertone começou por ser revelada no final de 2022 com a divulgação de alguns desenhos detalhados, mas esta foi a primeira vez que foi apresentada publicamente.

A Bertone é uma das mais famosas empresas de estilo automóvel do mundo, mas foi à falência em 2014. A empresa foi ressuscitada por dois irmãos e o GB110 foi construído para comemorar o 110º aniversário da empresa.

A carroçaria do GB110 é totalmente diferente do que existe no mercado e com tantos supercarros de elevadas prestações e preço condizente, isso já é alguma coisa. A parte dianteira é particularmente intrigante por apresenta um par de faróis estreitos e uma secção pequena de carroçaria que se estende entre estes grupos óticos e depois se eleva por cima do capot, fazendo lembrar a asa R do Dodge Charger EV.

V10 biturbo de 1100 cv

A Bertone já tinha admitido que o GB110 utilizava o chassis de um modelo já existente, mas nunca avançou qual era o carro, embora muita gente tenha especulado que a base era a do Lamborghini Huracan.

Aquela suposição deve-se ao facto de utilizar um motor V10 de 5,2 litros, apoiado por dois turbocompressores, permitindo desenvolver uma potência de 1100 cv e um binário de 1100 Nm. 

Dado curioso é a Bertone reivindicar que o GB110 vai ser o primeiro carro de elevadas prestações a utilizar combustível produzido a partir de lixo plástico e que resultou de uma parceria com a Select Fuel, empresa que desenvolveu uma tecnologia patenteada para transformar materiais de policarbonato em combustível renovável. 

"Acreditamos que o combate à poluição exige soluções diversas e a utilização de várias tecnologias. O lixo plástico tem de ser tratado como uma fonte valiosa. Graças à nossa parceria com a Select Fuel, conseguimos fazer regressar o lixo à forma original", comenta Jean-Franck Ricci, CEO da Bertone. 

A empresa reivindica que o GB110 pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,79 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 6,79 segundos e chega aos 300 km/h em apenas 14 segundos após o arranque. A velocidade máxima ultrapassa os 380 km/h.

A potência e o binário são transmitidos às quatro rodas através de uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.

Interior minimalista

O interior do GB110 complementa o design agressivo do exterior com uma estética minimalista. O habitáculo apresenta um painel de instrumentos digital, um volante cortado em baixo e um amplo pilar central que separa o condutor do passageiro de uma forma muito semelhante ao interior do C8 Corvette.

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Em cada um dos lados do volante pode ser encontrado pequeno ecrã para o sistema de informação e comunicação e um conjunto de botões.

O Bertone GB110 vai ter uma produção limitada a 33 unidades, sendo que os preços ainda não foram anunciados.