Publicidade

Após 15 anos e três gerações. Bentley comemora 40 mil unidades do Flying Spur

Texto: Redação
Data: 31 de Agosto, 2020

Fabricante britânico de automóveis de hiper-luxo, a Bentley está celebrar mais um momento histórico: o modelo  Flying Spur acaba de ver sair da linha de montagem o seu 40.000 exemplar. Isto, 15 anos e três gerações, após ter sido apresentado, pela primeira vez, ao mundo…

Desenhado, motorizado e montado artesanalmente no Reino Unido, o Bentley Flying Spur tem origem, ainda hoje, na linha de montagem de Crewe, de onde sai para um total de 68 mercados em todo o mundo, onde a marca britânica opera.

No entanto e apesar desta distribuição, é na China e nas Américas, que o modelo tem maior aceitação. Sendo que, só depois, surgem os mercados da Europa, Médio Oriente e Ásia-Pacífico… e, não necessariamente, por esta ordem.

Com origem no R-Type Continental de 1952, a designação Flying Spur apareceu, pela primeira vez, no S3 Continental Flying Spur, comercializado entre 1962 e 1965. Período após o qual se seguiu um interregno de 40 anos na utilização do nome.

O renascimento aconteceu já este século, em 2005, na forma do sedan da família Continental. Com o Bentley Continental Flying Spur a exibir, então, um imponente W12 e tracção integral, partilhando a plataforma com o Audi A8 e com o Volkswagen Phaeton.

LEIA TAMBÉM
Bentley Flying Spur recebe pacote de estilo mais desportivo

Graças a estes atributos, o Continental Flying Spur conseguia anunciar uma velocidade máxima de 312 km/h, tornando-se, assim, um modelo particularmente do agrado dos fãs da marca britânica, pela forma como conjugava o luxo imenso, com a performance.

Já com a segunda geração, lançada em 2013, o modelo acabou prescindindo da designação Continental, passando a ser conhecido, apenas e só, por Flying Spur. Isto, numa tentativa, também, de o diferenciar do Continental GT, com o qual partilhava a construção.

A partir daí e ao longo dos seis anos que se seguiram, o Bentley Flying Spur foi sendo sucessivamente modernizado e refinado, com a evolução a passar, inclusivamente, pela introdução de um novo V8 4.0 Twin Turbo.

Finalmente, já em 2019, surgiu a terceira e atual geração, construída com base numa nova plataforma MSB, partilhada, mais uma vez, com o Continental GT, mas também com o Porsche Panamera.

Assinalada a produção da unidade número 40.000, o Bentley Flying Spur representa, hoje em dia, o pináculo da marca britânica, especialmente depois do Mulsanne ter sido retirado, no início deste ano e juntamente com o mítico bloco V8 6.75 litros, do catálogo.