Publicidade

Cem anos após a fundação. Bentley comemora a produção da unidade 200.000

Texto: Francisco Cruz
Data: 29 de Março, 2021

A Bentley acaba de atingir mais um momento alto na sua já longa existência: o fabricante de automóveis desportivos de luxo britânico acaba de produzir a sua unidade número 200.000. Algo que, ainda assim, só acontece 102 anos depois da fundação da marca.

Fundada logo após a Primeira Guerra Mundial, mais precisamente em 1919, a Bentley celebra, este ano, 102 anos de existência. Sendo este também o ano em que assinala mais um momento especial, neste seu já longo percurso – a construção da sua unidade número 200.000.

Embora, para um qualquer fabricante automóvel generalista, habituado a produzir milhões de veículos num só ano, este seja um número de pouca expressão, a verdade é que, para uma marca exclusivista como a Bentley, esta é, sem dúvida, uma marca importante. E, ainda mais, por grande parte deste número – 75%, para sermos mais precisos -, ter sido produzido nos últimos 18 anos!

A produção de motores na Bentley, durante a década de 50 do século passado

Segundo dados avançados pela Bentley, até 2003, o fabricante inglês apenas tinha produzido um total de 44 mil unidades. Sendo que, a partir daí e em apenas 18 anos, o construtor fabricou um total de 155.582 veículos.

De resto, a própria marca de Crewe assume a importância do ano 2003, na viragem que protagonizou, também por este ter sido este o ano em que lançou o primeiro Continental GT. Proposta que é, hoje em dia, um dos seus modelos de maior sucesso comercial e que, até hoje, já vendeu um total de 80 mil unidades.

LEIA TAMBÉM
O mais dinâmico de sempre. Bentley apresenta o Continental GT Speed

Quanto ao veículo número 200 mil, trata-se, pelo contrário, de uma unidade daquele que é o modelo, não apenas mais recente, mas também de maior sucesso, hoje em dia, na oferta do construtor – o SUV Bentayga.

O carro em questão, equipado com motorização híbrida, teve como destinatário um cliente chinês, o qual deu, assim, o seu contributo para que, em apenas seis anos de comercialização, a Bentley já tenha vendido mais de 25 mil unidades Bentayga. Aliás, a própria marca acredita que o modelo poderá tornar-se no seu último best-seller, no máximo, dentro de uma década.

O primeiro e o último Bentley fabricado, com 102 anos de história a separá-los

A assinalar o momento, a Bentley fez ainda questão de fotografar o Bentayga n.º 200.000, lado-a-lado com o icónico EXP2, e que é, também, o mais antigo Bentley ainda existente. Isto, numa altura em que se aproxima mais um momento decisivo para o fabricante de Crewe – a transição para uma existência 100% elétrica, à partida, já a partir de 2030.