Publicidade

Único e a pedido. Bentayga Speed Space Edition é o Cosmos materializado

Texto: Francisco Cruz
Data: 17 de Março, 2022

A divisão de personalização da Bentley, a Mulliner, acaba de dar a conhecer o seu mais recente trabalho: o Bentayga Speed Space Edition. Basicamente, uma versão única e feita a pedido do conhecido SUV britânico, que vai buscar inspiração ao imenso Cosmos…

Encomenda feita por um cliente desconhecido que se dirigiu à concessão da Bentley na cidade norte-americana de Orlando, na Flórida, este Bentayga Speed Space Edition baseia-se, como o próprio nome indica, na versão mais desportiva do conhecido e hiper-luxuoso SUV britânico. Cujas linhas surgem, nesta unidade, acentuadas, desde logo, por uma espécie de Cinza de nome ‘Cypress’, a procurar evocar a face mais sombreada da Lua, que é possível admirar da Terra.

Segundo a marca britânica, a acompanhar este Cinza metálico escuro com tons verdes, que a própria Bentley diz ter ido buscar a inspiração ao “rasto de poeira que os cometas deixam ao atravessar o céu nocturno”, surgem alguns pormenores em Laranja ‘Flame’, dispostos nas zonas mais baixas da carroçaria. Assim como outros resultado da presença do pacote de equipamento ‘Blackline‘, o qual aposta na cor preta como revestimento para as peças que tradicionalmente são metalizadas.

O Bentley Bentayga Speed Space Edition
O Bentley Bentayga Speed Space Edition by Mulliner

Passando ao habitáculo, o primeiro impacto surge de baixo, com as soleiras das portas a mostrarem planetas orbitando num sistema solar. Seguindo-se o deslumbre causado pelo interior, no qual se destaca um novo revestimento que a Mulliner baptizou de ‘Galaxy Stone’ e que aplicou nos painéis interiores das portas, moldura do painel de instrumentos e na zona em frente do passageiro.

LEIA TAMBÉM
Testes vão começar. Primeiro Bentley eléctrico chega já em 2025

Entretanto, no centro do volante e na alavanca da caixa de velocidades, a mesma cor Laranja ‘Flame’ encontrada no exterior.

Quanto aos revestimentos dos bancos, são uma mistura dos tons Beluga e Golfinho, complementados, em cada encosto, com o emblema da Bentley, costurado com linha laranja.

O habitáculo do Bentley Bentayga Speed Space Edition
O habitáculo do Bentley Bentayga Speed Space Edition

Com o trabalho desenvolvido pela equipa da Mulliner centrado, única e exclusivamente, na componente estética, este Bentayga Speed acabou mantendo as mesmas características técnicas já conhecidas dos restantes irmãos. A começar pela presença do W12 6.0 litros Twin-Turbo a debitar 626 cv e 900 Nm de binário e que permite a este Super-SUV britânico atingir, não só os 100 km/h em não mais que 3,9 segundos, como também os 306 km/h de velocidade máxima.

A terminar, salientar, apenas, o peso que os veículos totalmente personalizados e feitos à medida e gosto dos clientes, tem vindo a ganhar na Bentley, com a marca de Crewe a destacar o facto de, só este ano de 2022, a Mulliner já ter entregue, só até ao momento, um total de 100 projectos do género. Ou seja, apenas e só o dobro do que realizou, em 2021.

Alguns dos pormenores que fazem deste Bentayga um modelo único
Alguns dos pormenores que fazem deste Bentayga um modelo único

Impressionante, sem dúvida…