Depois de um longo período de indefinição, eis que surge a confirmação oficial de que a fábrica do Volkswagen Group em Portugal, a Autoeuropa, tem já novo modelo. Mas cuja chegada ao mercado só deverá ter lugar dentro de três anos, ou seja, em 2026.
A garantia sobre a futura nova etapa na vida da Autoeuropa foi dada, numa entrevista ao jornal Público, pelo director geral da única fábrica da Volkswagen em Portugal, Thomas Hegel Gunther, acrescentando que, o novo automóvel deverá chegar ao mercado em 2026.
Depois de já ter comunicado esta mesma decisão aos trabalhadores, Thomas Hegel Gunther, revelou ainda, na mesma entrevista que, este novo modelo, será um híbrido e deverá começar a ser produzido um ano antes do arranque da comercialização, sensivelmente. Ou seja, em 2025.
“O nosso plano para o futuro inclui um veículo novo, que terá o seu lançamento no final de 2025”, afirmou o director geral da Autoeuropa. Acrescentando que, “será um veiculo que vamos produzir aqui, eletrificado”, “um híbrido”, e “acredito que terá grandes hipóteses de ser um grande sucesso”.
Quanto à possibilidade desta decisão significar também a despedida do T-Roc enquanto modelo produzido em Portugal, Gunther começou por recordar que o pequeno crossover já é, hoje em dia, produzido na China, pelo que, a partir do momento em que arrancar com a montagem do novo modelo, a Autoeuropa abandonará a produção daquele que tem sido, nos últimos anos, o seu único produto.
LEIA TAMBÉM
AutoEuropa mantém produção do Volkswagen T-Roc até 2033
Ainda sobre o novo modelo, o Público refere que vai obrigar a um investimento na ordem dos 600 milhões de euros, contabilizando já as necessidades de modernização e adaptação da fábrica de Palmela, além da descarbonização. Ou seja e como também recorda a publicação, são mais 20% que os 500 milhões anunciados há cerca de um ano e meio.
“Vamos continuar a investir o que for necessário e o que acharmos certo para continuar a fazer o que fazemos bem: produzir carros em Portugal”, afiançou o gestor nascido no Brasil, mas de raízes alemãs, que chegou à fábrica portuguesa da Volkswagen, no final de 2021.