Depois dos problemas sentidos com a chamada crise dos semicondutores, a portuguesa Autoeuropa volta a sofrer novo contratempo na sua produção, desta feita, devido a limitações impostas por um fornecedor. Mas que, também agora, obrigará à interrupção da produção, já em setembro, e "por algumas semanas".
A suspensão da produção na única fábrica que o Grupo Volkswagen possui em Portugal foi comunicada, ainda durante o dia de ontem, segunda-feira, aos trabalhadores.
No comunicado, a que CNN Portugal teve acesso, é referido que "a Volkswagen Autoeuropa prevê a suspensão da produção, devido à falta de componentes. A paragem está prevista a partir da primeira quinzena de setembro e por algumas semanas."

Ainda segundo a Autoeuropa, "na origem do problema está a falta de peças produzidas por um fornecedor na Eslovénia e que são essenciais à construção de motores". Sendo que, a interrupção na produção destas peças terá resultado das "cheias que aconteceram no início de agosto".
A fábrica portuguesa da Volkswagen garante, em seguida, que o grupo automóvel alemão está, neste momento, "a acompanhar a situação" e "a trabalhar para encontrar alternativas junto de outros fornecedores, para voltar a normalizar a produção nas fábricas afectadas com a maior brevidade possível".
Fábrica de um só modelo... com outro a caminho
Recorde-se que, neste momento, a Autoeuropa produz um único modelo, o crossover T-Roc, cuja montagem foi, de resto, já afectada anteriormente, com a chamada crise dos semicondutores.
LEIA TAMBÉM
Chips. Autoeuropa, PSA e Bosch já interromperam produção em Portugal
Apesar desta limitação, a fábrica conseguiu realizar, em 2022, o seu segundo melhor ano de sempre, em termos de produção, com um total de 231.100 unidades fabricadas.
Entretanto, foi também já tornado público que a Autoeuropa vai assumir, a partir de 2025, a produção de um novo modelo Volkswagen, híbrido, cuja chegada ao mercado deverá ter lugar em 2026.