Publicidade

Diabólico! Audi RS 6 Avant GT é o GT3 RS das carrinhas

Texto: Carlos Moura
Data: 7 de Fevereiro, 2024

A mais recente criação da Audi é o RS 6 Avant GT, já considerado o GT3 RS das carrinhas, graças a uma cadeia cinemática otimizada, que desenvolve 630 cv e permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos. Esta edição especial está limitada a 660 unidades para todo o mundo. 

A Audi desenvolveu uma edição especial do RS 6 Avant, denominado GT, que segundo a marca representa o pináculo da gama. E o caso não  será para menos já que conta com um motor V8 biturbo de 4,0 litros que desenvolve uma potência de 630 cv e um binário de 850 Nm entre as 2300 e as 4500 rpm que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, isto é, menos um décimo de segundo que o RS 6 Avant Performance.

Para chegar aos 200 km/h, o RS 6 Avant GT necessita de apenas 11,5 segundos e alcança uma velocidade máxima de 305 km/h. A travagem é gerida pelo sistema em cerâmica, RS.

A potência do motor 4.0 TFSI é distribuída pelas quatro rodas através do sistema de tração integral permanente quattro, sendo gerida pela caixa automática Tiptronic de oito velocidades. 

À semelhança do RS 6 Avant Performance, o RS 6 Avant GT utiliza a versão mais recente do diferencial central. Particularmente leve e compacto, distribui a potência do motor pelos eixos dianteiro e traseiro numa relação 40:60. 

Se ocorrer uma perda de motricidade, é automaticamente aplicado mais binário ao eixo com melhor tração – até 70% pode chegar ao eixo dianteiro e até 85 por cento para o eixo traseiro. O diferencial central reformulado melhora a dinâmica, assegurando trajetórias mais precisas em curva e minimizando a subviragem em situações limite.

Suspensão com coilover

Com o objetivo de sublinhar a distinção entre o RS 6 Avant GT e os outros modelos RS, o diferencial desportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente afinado para este veículo. Os novos parâmetros centram-se numa maior agilidade e no ângulo da traseira no modo de condução “dynamic”. Os condutores beneficiam de um comportamento desportivo, neutro e altamente preciso.

Pela primeira vez, e apenas para o RS 6 Avant GT, a suspensão conta com coilover ajustável de série, o que permite rebaixar a altura ao solo em 10 milímetros em comparação com o RS 6 Avant e otimizar a combinação entre dinâmica e conforto.

Com o objetivo de assegurar uma menor inclinação da carroçaria, o RS 6 Avant GT RS recebeu molas mais firmes, amortecedores triplamente ajustáveis e barras estabilizadoras mais rígidas (30% à frente e 80% atrás). As ferramentas e as instruções necessárias para efetuar os ajustes também estão a bordo.

Em alternativa, também está disponível a suspensão RS sport plus com Dynamic Ride Control (DRC) ou ainda a suspensão pneumática adaptativa RS.

Dianteira marcante

Visualmente, o RS6 Avant GT distingue-se pela sua dianteira marcante, e a decoração inspirada no Audi 90 quattro IMSA. Na frente sobressai a grelha Singleframe e as entradas de ar com acabamento em preto brilhante, o que faz com que o carro pareça ainda mais baixo e mais largo. 

As lâminas verticais na zona inferior do para-choques dianteiro, as entradas de ar com um novo formato e um proeminente splitter dianteiro integrado no para-choques apuram o visual. 

Pela primeira vez, a Audi Sport não só está a utilizar um capot totalmente redesenhado, como também o está a fabricar em fibra de carbono. O acabamento único faz sobressair o novo e específico capot. As saídas de ar integradas atrás das grandes jantes de 22 polegadas reduzem o efeito de turbilhão do ar no aro da roda e melhoram o arrefecimento dos travões. Tal como o capot, os guarda-lamas que cobrem as rodas de grandes dimensões são feitos totalmente em fibra de carbono.

LEIA TAMBÉM
Com 630 cv e 850 Nm. Audi RS6 Avant e RS7 Sportback ganham versão Performance

Numa traseira que ostenta a inscrição “RS 6 GT em preto, esta edição especial recebeu um portão traseiro especialmente adaptado ao design com uma moldura visualmente rebaixada, um difusor com um refletor centrado verticalmente que faz com que o carro pareça ainda mais largo e uma asa dupla distinta inspirada nos desportos motorizados. Pela primeira vez na história do RS 6 Avant, as barras de tejadilho foram removidas para dar origem a uma silhueta ainda mais plana e desportiva.

Pacote de design RS plus

O RS6 Avant está associado ao pacote de design RS plus. Isto significa que o interior preto é realçado por numerosos detalhes na combinação exclusiva de cores vermelho e cobre, caso das costuras no volante, das zonas laterais da consola central, do apoio de braços central e apoios de braço das portas e os tapetes com a inscrição “RS 6 GT”. 

Os novos bancos integrais RS numa combinação de pele e Dinamica e a inscrição “RS 6 GT” logo abaixo dos apoios de cabeça também apresentam igual esquema de cores. A costura em favo de mel no centro do banco brilha em Vermelho Expresso, enquanto a costura exterior do banco.

Os apoios de braços, o painel de instrumentos, a consola central, incluindo as suas zonas laterais, e as barras de cintura das portas são estofados em microfibra preta Dinamica, assim como os frisos decorativos. 

O Audi RS 6 Avant GT vai ter uma produção limitada a 660 unidades para todo o mundo. Ao contrário do RS 6 Avant “normal” não totalmente produzido na linha de Neckarsulm, já que depois dos trabalhos de montagem da carroçaria e pintura, os veículos são transportados até Böllinger Höfe, onde o Audi R8, Audi e-tron GT quattro e RS e-tron GT são fabricados em pequenas séries.