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Vendas em quebra. Audi deixou de comercializar automóveis diesel nos Países Baixos

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Abril, 2022

A Audi deixou de aceitar encomendas de automóveis diesel nos Países Baixos devido à diminuição das vendas deste tipo de motorização. Para a marca alemã, este será o início do fim dos seus motores de combustão na Europa, que já está previsto para 2033.

A Audi deixou de vender automóveis novos com motores diesel nos Países Baixos e já não aceita encomendas. A diminuição nas vendas foi a justificação avançada à publicação Autoblog.nl.

A partir de agora, a Audi só irá comercializar veículos com motor a gasolina, alguns dos quais associados a um motor elétrico, caso dos híbridos plug-in.

Assim, as motorizações TFSI e TFSIe será vendidos juntamente com uma lista crescente de veículos elétricos, incluindo o Q6 e-tron. Daqui a alguns, a oferta será reforçada com o A6 e-tron.

V6 3.0 TDI

Apesar da Audi deixar de vender automóveis diesel nos Países Baixos e o engenheiros terem abandonado o desenvolvimento de motorizações de combustão interna, ainda será lançada uma última família de motores convencionais. O A4, a ser lançado em 2023, terá blocos a gasolina e diesel, mas também serão os mais eletrificados de sempre, com recurso a tecnologias micro-híbridas (mild-hybrid) e híbrida pluig-in (PHEV).

A norma Euro 7 está a levar a Audi a tomar medidas adicionais de precaução para tornar os seus motores de combustão interna mais eficientes para evitar pagar pesadas multas por ultrapassar os limites de emissões de frota em 2025.

Fim em 2033

Para 2033 está previsto o fim das vendas de veículos com motores tradicionais. A exceção poderá ser a China, onde as motorizações a gasolina poderão continuar, dependendo da procura local.

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Alguns dos motores a gasolina também estão a ser descontinuados, sendo altamente improvável que surja uma nova geração do motor V10 aspirado de 5,2 litros. Poderia ser vendido no substituto do Lamborghini Huracan, mas a marca já confirmou que o seu novo supercarro será exclusivamente elétrico.

O glorioso motor de cinco cilindros em linha de 2,5 litros, disponibilizado no RS3, RS Q3 e TTS, ainda vai continuar entre nós durante mais algum tempo. Isto significa que o desportivo de 400 cv, que foi lançado há menos de um ano, não será descontinuado tão depressa.