Audi descontinua A1 e Q2 para abrir caminho a novo elétrico

Os Audi A1 e Q2 serão descontinuados já no próximo ano. Como substituto indireto destes dois modelos, virá um novo veículo elétrico de entrada de gama para a marca dos quatro anéis.

O fim da linha para o A1 e o Q2 já havia sido anunciado pela Audi e sabe-se agora que, para o lugar dos dois modelos mais baratos, na oferta da marca dos quatro anéis, será lançado um novo veículo elétrico.

Esta nova proposta será posicionada logo abaixo do Audi Q4 E-tron e será o novo carro elétrico mais barato do fabricante automóvel de Munique, servindo como uma alternativa a eletrões do A3 hatchback e do crossover Q3.

A novidade foi confirmada pelo CEO da Audi, Gernot Döllner, em declarações à Autocar. Döllner também adiantou que a marca continuará a ter modelos no segmento A e que o futuro elétrico de entrada de gama iniciará produção já no próximo ano.

Apesar de não adiantar qualquer informação sobre a base técnica do novo carro, o CEO ressalvou a partilha de sinergias com o Grupo Volkswagen.

“Uma parte realmente positiva da nossa estratégia é o facto de, no segmento A, contarmos com as sinergias do Grupo Volkswagen. Utilizamos plataformas partilhadas com outras marcas e [integramos] a diferenciação da Audi em termos de Quattro, potência e tecnologia. Esta estratégia é muito saudável e vamos continuar com ela”, disse Döllner, em declarações à mesma publicação.

Uma vez que a nova plataforma SSP ((Scalable Systems Plataform) só chega em 2028, com o ID.1, é provável que o novo elétrico da marca de Ingolstadt recorra à arquitetura MEB, também utilizada no Q4 e outros elétricos do mesmo grupo.

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Tal como o Q4 E-tron, o futuro pequeno elétrico será uma proposta mais premium, quando comparado com os restantes modelos que utilizam a mesma plataforma do Grupo Volkswagen, contando, igualmente, com acabamentos interiores, tecnologia e design ao nível do estatuto da marca Audi.

Döllner também disse acreditar que “a Audi é a marca certa para mostrar a qualidade superior, do segmento A ao segmento D. Não há muitas marcas assim no mundo, mas penso que a Audi pode ter uma verdadeira oferta premium no segmento A. Vamos apresentar modelos altamente emocionais e atractivos também nos segmentos inferiores”.

Com base nos rumores que têm circulado, espera-se que o preço inicial deste novo Audi se situe entre os 30 e os 40 mil euros, e que a sua silhueta seja próxima de um hatchback e um crossover, um pouco à semelhança do novo Skoda Elroq.

Até ao momento, o CEO descreveu-o apenas como "um protótipo único e maravilhoso".

Uma vez que o futuro modelo não será um substituto direto dos A1 e do Q2, há quem aponte para a possibilidade de uma nova designação, que também poderá passar pela ressurreição da designação A2.

Döllner não prestou declarações acerca dos planos de atribuição de nomes para os futuros modelos, mas disse que era possível que a marca dos quatro anéis voltasse a utilizar nomes históricos.